Após declaração polêmica, petição online pede cassação do mandato de Bolsonaro

'Não te estupro porque você não merece', repete Bolsonaro a deputada Maria do Rosário

Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma vez, Jair Bolsonaro (PP) passou dos limites. Nesta terça-feira (9), o deputado repetiu o insulto que já havia feito, em 2003, à deputada federal Maria do Rosário (PT): "Não te estupro porque você não merece".

Durante uma plenária, a deputada, que já foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos, elogiou o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que vai entregar seu relatório final nesta quarta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos e chamou a ditadura militar no Brasil (1964-1985) de “vergonha absoluta”.

Bolsonaro, que é militar da reserva, foi à tribuna em seguida. Mas aí... Ao observar que Rosário deixava o plenário assim que ele começava a falar, irritado, ele disse:

 "Não sai, não, dona Maria do Rosário, fica aí. Fica. Fica aqui para ouvir. Há poucos dias 'tu' me chamou de estuprador no Salão Verde, e eu disse que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui para ouvir."

Depois, Bolsonaro disse que, para ele, a data é o “Dia Internacional da Vagabundagem” e continuou: “Os direitos humanos no Brasil só defendem bandidos, estupradores, marginais, sequestradores e até corruptos."

Ele também chamou Maria do Rosário de "mentirosa, deslavada e covarde" e classificou o governo do PT de "comunista, imoral e ladrão" e disse:"Parabéns aos vagabundos do Brasil que estão sob o guarda-chuva da Comissão de Direitos Humanos da deputada Maria do Rosário."

Assista ao vídeo completo:

Não é a primeira vez

Esta é a segunda vez em que Bolsonaro, na condição de deputado, diz que não estuprará Maria do Rosário por que ela não merece. Em novembro de 2003, ele discutiu com ela diante das câmeras da RedeTV!, no Congresso Nacional. A deputada acusou Bolsonaro de promover a violência, inclusive sexual: "O senhor promove, sim", disse. "Grava aí que agora eu sou estuprador", ele retrucou. E depois: "Jamais iria estuprar você, porque você não merece". Assista:

Ninguém segura o Bolsonaro?

Após a sessão, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que presidia a sessão naquele momento, disse que solicitará as notas taquigráficas e o áudio para, com o apoio da bancada feminina, entrar com uma representação contra Bolsonaro no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar.

Jean Willys também se manifestou por meio de um post em seu Facebook: "Sim, faremos MAIS UMA representação contra o fascista na Corregedoria da e no Conselho de Ética da Câmara, porque não abrimos mão do sistema legal e agimos dentro deste; não usamos as mesmas armas dos inimigos da democracia e da justiça".

Já deputada Manuela D'Ávila (PCdoB), reagiu aos ataques de Bolsonaro contra Rosário em sua conta no Twitter.



A assessoria de imprensa do deputado disse que ele não vai se manifestar. Ao jornal, Maria do Rosário disse que também não vai se pronunciar.

A líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali (RJ), afirmou que seu partido vai representar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que em discurso na tribuna da Câmara hoje disse que não "estuprava" a petista Maria do Rosário (RS) porque ela "não merece". As informações são da Estadão Conteúdo.

"Ele (Bolsonaro) já se reconhece como torturador e agora se auto-reconhece como estuprador", afirmou Jandira. Segundo ela, o PCdoB estuda se ingressará com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) ou se representará contra ele no Conselho de Ética da Câmara. Em reunião da bancada hoje, deputados do PT também discutiram medidas judiciais e regimentais contra o parlamentar.

Petição online pede cassação do mandato de Bolsonaro

Um dia após o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) dizer que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque “ela não merece”, uma petição online pede a cassação do mandato do deputado.

Organizada no site de petições online Avaaz, sob o título “Conselho de Ética da Câmara dos Deputados: Cassação do Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) #Fora Bolsonaro”, o abaixo-assinado já conta com mais de 28 mil assinaturas. A meta é atingir 30 mil. O documento deve ser entregue ao Conselho de Ética da Câmara.

“Agora passou dos limites, o Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse na tribuna no dia 09/12 a Deputada Maria do Rosário que ‘só não lhe estupro porque você não merece’”, diz a descrição da petição. “O deputado já tem em seus histórico: agressões, xingamentos e discursos de ódio contra deputados progressivos, não podemos mais aceitar nenhum engavetamento. Isso é decoro parlamentar! Fora Bolsonaro!”

A discussão entre Bolsonaro e Maria do Rosário aconteceu no plenário da Câmara, após a ministra defender a Comissão da Verdade e as investigações dos crimes da ditadura militar.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES