Bolsonaro será preso e ficará inelegível, acredita aliado do ex-presidente

Ex-presidente, no entanto, não deve ficar detido por muito tempo, diz deputado

Bolsonaro será preso e ficará inelegível, acredita aliado do ex-presidente | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aliados apostam que acabou a vida pública Jair Bolsonaro (PL) e ele nunca mais poderá ser candidato a nada. Um deles acredita que o ex-presidente será preso ainda em janeiro e se tonará inelegível em pouco tempo, ficando fora da corrida eleitoral já a partir das eleições de 2024. Porém, as conversas em Brasília dão conta que o político, ainda que seja detido, não deva ficar preso muito tempo. As informações são do Portal iG.

A coluna conversou com um deputado bolsonarista que está com medo dele próprio ser preso. "A caça às bruxas está muito pesada em Brasília e estão indo para cima de todo mundo", revela, sem dar detalhes. Questionado se participou dos atos antidemocráticos , o político nega, assim como não consegue responder a respeito do líder político. "Não sei se o Bolsonaro incentivou, honestamente".

Bolsonaro será preso e ficará inelegível, acredita aliado do ex-presidente - Foto: Isac Nóbrega/PR

Mesmo assim, o deputado acredita que o STF (Supremo Tribunal Federal) usará todos os discursos de Bolsonaro após as eleições e as frases de efeito para determinar sua prisão . "É um show midiático, mas o Alexandre de Moraes quer a todo custo usar a prisão de Bolsonaro como exemplo para toda a classe política", explica antes de continuar. "É para mostrar que não há como dar golpe no Brasil".

Outros políticos, mesmo do PT, concordam. "A prisão de Bolsonaro é uma lição para o mundo. A democracia brasileira é forte e não vão conseguir destrui-la", revela um senador petista, que defende e acredita que o ex-presidente será preso. "Assim que for preso, os direitos políticos dele serão cassados e o ex-presidente fica inelegível por uns 10 anos ou mais", promete.

O aliado de Bolsonaro que falou com a coluna, no entanto, não acredita em prisão longa. "Provavelmente vão mantê-lo na sede da Polícia Federal ou do Exército por uns dias e concederão liberdade provisória. Mas depois disso a vida política dele estará encerrada", aposta. A coluna questionou se não pode ter efeito contrário, como aconteceu com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi preso e virou presidente.

"É diferente. O Lula não foi acusado de tentar dar um golpe e tinha apoio de parte da sociedade e da classe política. O bolsonarismo está isolado e não parece haver virada no horizonte", reconhece o parceiro do presidente. A coluna revelou ontem (10) que o PL já estuda um meio para se afastar de Bolsonaro e salvar o partido de uma enrascada sem precedentes. O próximo passo, ao que parece, será a prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES