Bolsonaro: STF libera matérias sobre compra de imóveis em dinheiro vivo

UOL aponta que a Família Bolsonaro comprou 107 imóveis, sendo que 51 foram comprados com dinheiro vivo

Bolsonaro e Michelle | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alexandre Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou as reportagens produzidas pelo site UOL sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo por parte da Família Bolsonaro. O portal de notícias havia acionado o Supremo após a decisão, que foi considerada como censura, do desembargador Demétrius Gomes Cavalcante, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF).

"No Estado Democrático de Direito, deve ser assegurado aos brasileiros de todos os espectros político-ideológicos o amplo exercício da liberdade de expressão. Assim, o cerceamento a esse livre exercício, sob a modalidade de censura, a qualquer pretexto ou por melhores que sejam as intenções, máxime se tal restrição partir do Poder Judiciário, protetor último dos direito e garantias fundamentais, não encontra guarida na Carta Republicana de 1988. No referido julgamento, reiterou-se a plena liberdade de imprensa como categoria jurídica proibitiva de qualquer tipo de censura, bem assim, a imposição, ao Poder Judiciário, do dever de dotar de efetividade os direitos fundamentais de imprensa e de informação", escreveu André Mendonça.

Família Bolsonaro é acusada de comprar 51 imóveis em dinheiro vivo. Crédito: Agência Brasil.

Denúncias

De acordo com a apuração do UOL, que considera o patrimônio do presidente, dos três filhos mais velhos, da mãe, de cinco irmãos e duas ex-mulheres no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo,  são 107 imóveis, onde 51 foram comprados com dinheiro vivo. Em valores corrigidos pela inflação, o patrimônio é estimado em R$ 26 milhões.

A lista de propriedades inclui imóveis citados nas investigações sobre um esquema de "rachadinhas" envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, quando ainda era deputado estadual no Rio de Janeiro no mandato entre 2003 e 2018.

Bolsonaro respondeu às acusações muito irritado. 

"Qual é o problema de comprar com dinheiro vivo algum imóvel? Não sei o que está escrito na matéria. Qual o problema? Investiga, meu Deus do céu, investiga", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES