Braga Netto anuncia novos comandantes das Forças Armadas; nomes!

Ao anunciar os novos comandantes, Walter Braga Netto, afirmou que todo o governo federal está mobilizado para o enfrentamento da Covid-19

Novos comandantes das Forças Armadas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, anunciou nesta quarta-feira (31) os novos comandantes das Forças Armadas. Eles vão vão substituir Edson Pujol, Ilques Barbosa e Antônio Carlos Moretti Bermudez, que deixaram os cargos na terça. 

O general Paulo Sérgio Nogueira vai assumir o Exército; o almirante de esquadra Almir Garnier Santos chefiará a Marinha; e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi escolhido para a Aeronáutica.

Esta foi a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixaram o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo. 

Ao fazer o anúncio, Walter Braga Netto, afirmou que todo o governo federal está mobilizado para o enfrentamento da Covid-19. Ele ressaltou que os militares estão comprometidos com os poderes constitucionais e as liberdades democráticas.  

Ministro Braga Netto anuncia novos comandantes das Forças Armadas

QUEM SÃO OS NOVOS COMANDANTES

Exército

O general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira era o chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército. Nascido em Iguatu (CE), tem 62 anos de idade. Ele concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras na arma de artilharia em 1980.

Segundo o Exército, foi adido de Defesa na embaixada do Brasil no México e, como general, entre outros postos, foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste; comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (AM); chefe do Estado-Maior do Comando da Amazônia; comandante logístico do Hospital das Forças Armadas; e comandante Militar do Norte.

Marinha

O almirante de esquadra Almir Garnier Santos era o secretário-geral do Ministério da Defesa (segundo cargo na hierarquia da pasta). Nascido no Rio de Janeiro, tem 60 anos de idade. Concluiu o curso da Escola Naval em 1981, na primeira colocação do Corpo da Armada.

Como tenente, serviu na Fragata União, na Fragata Independência e no Navio -Escola Brasil. Segundo a Defesa, tem mestrado em Pesquisa Operacional e Análise de Sistemas na Naval Postgraduate School nos EUA; MBA em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval. Como almirante, comandou o 2º Distrito Naval por dois anos.

Aeronáutica

O tenente-Brigadeiro Baptista Junior, natural do Rio de Janeiro, era o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica. Antes, foi chefe de Operações Conjuntas do EStado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.

Segundo a FAB, possui cerca de 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça.

Como é a escolha dos comandantes

Embora não exista determinação na legislação, historicamente, o Alto Comando de cada uma das Forças Armadas – composto pelos generais mais antigos e que estão à frente de comandos regionais ou áreas de grande interferência – envia ao ministro da Defesa uma listra tríplice.

Com isso, há três listas – uma para Exército, uma para Marinha e outra para Aeronáutica –, e cada uma tem três nomes. Normalmente, são elencados oficiais quatro estrelas mais antigos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e que estejam prestes a se aposentar.

Essas listas, no entanto, não precisam ser obrigatoriamente seguidas pelo presidente – ele pode escolher qualquer general quatro estrelas (a mais alta patente).




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES