Brasil e Espanha assinam acordo para combate ao racismo e à xenofobia

Outra ação prevista é a realização de estudos, pesquisas e levantamento de estatísticas que permitam avaliar o impacto do racismo estrutural nas sociedades

Brasil e Espanha assinam acordo para combate ao racismo e à xenofobia | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, a Ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, e a Ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero, firmaram um acordo para a luta contra o racismo, a xenofobia e outras formas de discriminação, especialmente no contexto esportivo. “Infelizmente, nos últimos meses, notícias de atletas brasileiros que têm sido vítimas de racismo em clubes europeus ganharam especial repercussão”, informou o ministério brasileiro, por meio de nota.

O acordo assinado entre as Ministras, tem como uma de suas medidas o reconhecimento da existência de subnotificação de atos de discriminação racial e crimes de ódio. Além disso, busca-se encorajar as vítimas a denunciarem tais atos, disponibilizando assistência jurídica gratuita para esse fim.

Outra ação prevista é a realização de estudos, pesquisas e levantamento de estatísticas que permitam avaliar o impacto do racismo estrutural nas sociedades brasileira e espanhola. O acordo também prevê o reconhecimento das consequências da discriminação em suas formações socioculturais.

Violência política

Foi estabelecido um acordo bilateral que inclui medidas para combater a violência política baseada em gênero e etnia. De acordo com o Ministério Brasileiro, essa forma de violência é considerada uma grave violação dos direitos humanos. Como parte do acordo, ambos os países se comprometeram a compartilhar boas práticas no combate à violência política.

Dentro de 90 dias, os dois países deverão indicar uma comissão de acompanhamento, formada por representantes de ambos os ministérios, para garantir a coordenação adequada das atividades planejadas. O acordo tem uma duração de quatro anos, com possibilidade de renovação por igual período.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES