Brasil tem 4ª maior alta do PIB entre 50 maiores economias no 1º trimestre

O crescimento do número ocorreu, principalmente, em decorrência da atividade agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período

PIB quase atinge 2% neste primeiro trimetre | Dino by Knewin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (01). Quando observado o número em valores correntes, o PIB faturou 2,6 trilhões nestes três meses.

No primeiro trimestre, a economia brasileira registrou o quarto maior crescimento entre as 50 principais economias globais que já divulgaram seu desempenho nos três primeiros meses deste ano. O aumento do PIB brasileiro ficou atrás apenas de Hong Kong (5,3%), Polônia (3,8%) e China (2,2%), sendo igual ao da Tailândia.

O crescimento do número ocorreu, principalmente, em decorrência da atividade agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período - maior patamar atingido pelo setor desde o quarto trimestre de 1996.

Comparado ao último trimestre do ano passado, esse resultado representa uma forte aceleração, visto que, no fim de 2022, o PIB apresentou um declínio de 0,1%, segundo dados do IBGE.

O PIB do 1º trimestre ultrapassou as projeções calculadas pelo mercado. O Itaú Unibanco presumia um crescimento de 1,4% entre janeiro e março e de 3,4% na comparação anual. Já os cálculos do Banking and Trading Group Pactual (BTG Pactual) indicavam um aumento de 1,1% no trimestre passado e de 2,9% ano após ano.

Relação das atividades que resultaram no aumento do PIB

Agropecuária: alta de 21,6%

Serviços: alta de 0,6%

Indústria: baixa de 0,1%

Consumo das famílias: alta de 0,2%

Consumo do governo: alta de 0,3%

Investimentos: baixa de 3,4%

Exportações: baixa de 0,4%

Importação: baixa de 7,1%

Disparo da agro

A expectativa dos especialistas sobre a agropecuária era alta, uma vez que eles calculavam um resultado positivo para este trimestre.

Além dos aumento de 21,6%, o setor ruralista teve uma prospecção de 18,8% na comparação anual. O Itaú, por exemplo, projetava um crescimento de 14% ano a ano.

De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, após um período com problemas climáticos impactando negativamente o campo no último ano, as previsões para 2023 são de safra recorde de soja, com aumento de 24% na produção.

"A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária", observa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES