mais

Bruno Covas piora e tem acúmulo de líquido no abdômen e pulmão

Ele está internado desde semana passada para tratamento de câncer

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que está internado desde semana passada para tratamento de câncer, teve piora no seu quadro, nos últimos dias. Os médicos que acompanham seu caso descobriram um acúmulo de líquido no abdômen e no pulmão.

Um dos médicos de Covas, David Uip, disse que os líquidos foram detectados nesta semana, através de exames. Isso fez com que os médicos já iniciassem um processo de drenagem.

"A inflamação causada pelo tumor, que se localiza no fígado, causou um acúmulo de líquido no abdômen e no pulmão. Até a retirada desses drenos, o prefeito deve continuar internado. Não tem data previsível, depende da diminuição de fluxo", disse Uip.

Bruno Covas está internado para tratamento de câncer (Foto: Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo)Bruno Covas está internado para tratamento de câncer (Foto: Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo)

Os médicos, no entanto, afirmaram que o prefeito está adaptado ao tratamento. Covas também começou a se alimentar via catéter de madrugada, depois dos médicos entenderem que o prefeito havia emagrecido, como consequência do tratamento mais agressivo da quimioterapia.

O prefeito está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Covas está internado desde semana passada fazendo tratamento de quimioterapia e imunoterapia contra novos sinais de câncer que apareceram no fígado e nos ossos.

Ele foi diagnosticado em outubro de 2019 com um câncer na cárdia, região que liga o esôfago ao estômago. Os médicos, então, descobriram uma metástase no fígado e uma lesão nos linfonodos.

Foram quatro meses de quimioterapia, que conseguiram frear a disseminação da doença, mas não foi o suficiente para saná-la.

Antes dessa recente piora, o prefeito estava fazendo tratamento de imunoterapia, tratamento que estimula a geração de anticorpos para combater os tumores.


Fonte: Uol

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail