Câmara aprova compra de medicamentos para Covid-19 sem licitação

Deputados concluem votação de projeto que permite compra de medicamentos para Covid-19 sem licitação

Plenário reunido em sessão virtual | Najara Araujo/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei do deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG) foi aprovado nesta quinta-feira, 29, na Câmara dos Deputados. O projeto permite a administração pública comprar com dispensa de licitação os insumos,  medicamentos e bens e serviços de engenharia para tratamento hospitalar de pacientes de Covid-19.

Segundo o deputado Célio Silveira (PSDB-GO), o gestor deve apresentar justificativa técnica para a compra e o preço contratado, divulgando as compras após cinco dias úteis na internet, com a inclusão o nome e o CNPJ ou identificador de empresa estrangeira, o prazo e o valor do contrato, a discriminação do bem ou serviço, e a quantidade entregue para cada estado ou município se a compra for feita para mais de um ente federativo.

O autor destacou que a necessidade do projeto deriva do fato de a maior parte da Lei 13.979/20, sobre medidas administrativas de combate ao novo coronavírus, ter perdido vigência em dezembro do ano passado.

Para o relator, todos os entes federados têm muita dificuldade em comprar itens para o combate à Covid-19.

Sessão virtual da Câmara dos Deputados (Najara Araújo / Câmara dos Deputados)

Estimativa de preços

Nas contratações, o poder público poderá apresentar termo de referência simplificado contendo apenas a declaração do objeto; uma fundamentação simplificada da contratação; uma descrição resumida da solução apresentada; os requisitos da contratação; os critérios de medição e pagamento; a adequação orçamentária e a estimativa dos preços.

A estimativa de preços usada pelos governos deverá ser buscada em uma das seguintes fontes: portal de compras do governo federal; pesquisa publicada em mídia especializada; sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo; contratações similares de outros entes públicos; ou pesquisa realizada com os potenciais fornecedores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES