Câmara aprova prioridade na vacinação para novas categorias

De acordo com o projeto serão incluídos profissionais de segurança, educação, taxistas e motaxistas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

Câmara aceitou a proposta | Pablo Valadares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto com texto aprovado na Câmara dos Deputados inclui profissionais de segurança, educação, taxistas e motaxistas como prioritários na vacinação contra Covid-19.

O deputado federal Fábio Abreu (PL) disse, na quinta-feira (1°), que o projeto de lei de autoria do deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO), aprovado pela Câmara dos Deputados ,na quarta-feira (31), é importantíssimo porque infelizmente o país está vivendo uma realidade em que o Brasil não tem vacinas insuficientes para a população inteira, os deputados tiveram que estabelecer prioridades pela profissão e o grau de risco que essas pessoas estão tendo em relação durante a pandemia do coronavírus.

Deputado federal Fábio Abreu encampou a luta pela aprovação da proposta (Foto: Agência Câmara)

"Inicialmente, o projeto original previa a vacinação dos policiais rodoviários, mas foram apresentadas várias emendas e outras profissões foram incluídos os profissionais de segurança pública, profissionais de educação, taxistas, mototaxistas e vários outros profissionais. É um projeto que estou encampando e o destaque para os  profissionais de segurança é porque eu estava encampando , como ainda estou" , afirmou Fábio Abreu. 

A Câmara dos Deputados aprovou no texto-base do Projeto de Lei 1011/20, que estabelece prioridade para 16 grupos dentro do plano de vacinação contra a Covid-19.

Devido a divergências sobre como fazer a votação dos destaques apresentados, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), na presidência dos trabalhos, aceitou ponderação da relatora, deputada Celina Leão (PP-DF), e transferiu essa votação para a próxima semana.

O texto original do projeto, de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e outros, inclui nos grupos prioritários os caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias. Já o texto-base da relatora também prioriza os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroviário de passageiros; as pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar; e os agentes de segurança pública e privada, desde que estejam comprovadamente em atividade externa.

Após a apresentação de emendas em Plenário, Celina Leão incluiu ainda os profissionais das seguintes áreas:

– do Sistema Único de Assistência Social (Suas), das entidades e organizações de assistência social, e os conselheiros tutelares que prestam atendimento ao público;

– os trabalhadores da educação do ensino básico em exercício nos ambientes escolares;

– os coveiros, atendentes e agentes funerários;

– os profissionais que trabalham em farmácias;

– os oficiais de Justiça;

– os taxistas e os mototaxistas; e

– os profissionais de limpeza pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES