Câmara aprova prorrogação da declaração do IR para 31 de julho

Proposta foi discutida na manhã desta quarta-feira, 31, na Câmara, permite que a declaração do imposto de renda seja entregue até 31 de julho

Deputado federal Marco Aurélio Sampaio | Divulgação Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 639/21, que prorroga até 31 de julho deste ano, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 foi aprovado nesta quarta-feira, 31, na Câmara Federal e agora segue para o Senado. O prazo atual acaba em 30 de abril.

O deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI) diz que o cronograma de restituições não vai mudar e o primeiro lote será entregue no dia 31 de maio. O texto do projeto de lei autoriza ainda o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza.

Para Rubens Bueno (Cidadania-PR), autor do projeto de lei, a prorrogação é necessária em razão das restrições decretadas na tentativa de conter o contágio pela Covid-19. 

No ano passado, a prorrogação do prazo para 30 de junho foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal e o cronograma de restituição permaneceu com o primeiro lote liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega.

A legislação garante prioridade de restituição a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério.

Deputado Marco Aurélio Sampaio - MDB PI (Divulgação Câmara)

IR já declarados

O deputado Marcos Aurélio Sampaio observou que mais de 9 milhões de declarações já foram entregues, e muitos contribuintes vão seguir o prazo original. "A proposta não vai prejudicar a arrecadação", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES