mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Câmara de Teresina aprova a nova Reforma do prefeito Dr. Pessoa

Entre os pontos mais importantes está a criação da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária

O projeto de Reforma Administrativa apresentado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi aprovada por 25 votos em segunda votação pela Câmara Municipal de Teresina. Desta forma, fica criada a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária. Segundo o vereador Renato Berger, líder do Prefeito na Câmara, a nova secretaria é um projeto do prefeito da capital, que já tem conversado com alguns nomes para assumir a pasta.

Para votação do projeto, a Prefeitura enviou técnicos para conversar com os vereadores e tirar as possíveis dúvidas.  A proposta recebeu emendas dos vereadores Paulo Lopes (PSDB), Pollyana Rocha (PV) e Teresinha Medeiros (PSL).

O vereador Paulo Lopes solicitou a inclusão do Serviço de Inspeção Municipal e a manutenção das hortas comunitárias, campos agrícolas e o Programa de Patrulha Mecanizada entre as atribuições da nova Secretaria Municipal de Produção Agropecuária e afirmou ser necessário explicitar as atribuições da nova secretaria fazendo uma diferenciação do que a Superintendência de Desenvolvimento Rural permanecerá fazendo. 

“Pretendemos contribuir com a melhoria da proposta da reforma, principalmente porque hoje existe a SDR e ela permanecerá integrando a estrutura da administração. A nova secretaria tem uma abrangência maior e é importante garantir a eficiência das duas pastas para o desenvolvimento do trabalho na zona rural”, explica.

Segundo o vereador, as hortas comunitárias e campos agrícolas têm um impacto econômico para a composição da renda de inúmeras famílias que residem na zona rural de Teresina e o Programa Patrulha Mecanizada é fundamental para o desenvolvimento dessas atividades.

Na sessão, o vereador Dudu (PT), disse que ser inadmissível que a Câmara cumpre o seu papel em dar celeridade a uma matéria importante, que cria um instrumento para melhorar a gestão e dar à sociedade uma secretaria que vai estimular a produção agrícola e fomentar o emprego e a renda.

Vereador Paulo Lopes apresentou emendas Vereador Paulo Lopes apresentou emendas 

"Estou esperançoso com esta nova secretaria. É uma reforma que não acrescentou um centavo a mais em despesa. Desejamos ter grata surpresa de que em 2024, final de nossos mandatos, possamos afirmar que contribuimos para criação de um grande instrumento importante para geração de emprego e renda".

O vereador Renato Berger, líder do Prefeito na Câmara, disse que o momento é de otimismo e esta Secretaria será importante para a cidade que tem 82% do seu territorio em área rural, possui um dos maiores lençóis freáticos do Nordeste e atualmente produz menos de 1% do que se consome na capital.

 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail