Câmara de Teresina aprova a nova Reforma do prefeito Dr. Pessoa

Entre os pontos mais importantes está a criação da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária

Vereador Paulo Lopes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de Reforma Administrativa apresentado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi aprovada por 25 votos em segunda votação pela Câmara Municipal de Teresina. Desta forma, fica criada a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária. Segundo o vereador Renato Berger, líder do Prefeito na Câmara, a nova secretaria é um projeto do prefeito da capital, que já tem conversado com alguns nomes para assumir a pasta.

Para votação do projeto, a Prefeitura enviou técnicos para conversar com os vereadores e tirar as possíveis dúvidas.  A proposta recebeu emendas dos vereadores Paulo Lopes (PSDB), Pollyana Rocha (PV) e Teresinha Medeiros (PSL).

O vereador Paulo Lopes solicitou a inclusão do Serviço de Inspeção Municipal e a manutenção das hortas comunitárias, campos agrícolas e o Programa de Patrulha Mecanizada entre as atribuições da nova Secretaria Municipal de Produção Agropecuária e afirmou ser necessário explicitar as atribuições da nova secretaria fazendo uma diferenciação do que a Superintendência de Desenvolvimento Rural permanecerá fazendo. 

“Pretendemos contribuir com a melhoria da proposta da reforma, principalmente porque hoje existe a SDR e ela permanecerá integrando a estrutura da administração. A nova secretaria tem uma abrangência maior e é importante garantir a eficiência das duas pastas para o desenvolvimento do trabalho na zona rural”, explica.

Segundo o vereador, as hortas comunitárias e campos agrícolas têm um impacto econômico para a composição da renda de inúmeras famílias que residem na zona rural de Teresina e o Programa Patrulha Mecanizada é fundamental para o desenvolvimento dessas atividades.

Na sessão, o vereador Dudu (PT), disse que ser inadmissível que a Câmara cumpre o seu papel em dar celeridade a uma matéria importante, que cria um instrumento para melhorar a gestão e dar à sociedade uma secretaria que vai estimular a produção agrícola e fomentar o emprego e a renda.

Vereador Paulo Lopes apresentou emendas 

"Estou esperançoso com esta nova secretaria. É uma reforma que não acrescentou um centavo a mais em despesa. Desejamos ter grata surpresa de que em 2024, final de nossos mandatos, possamos afirmar que contribuimos para criação de um grande instrumento importante para geração de emprego e renda".

O vereador Renato Berger, líder do Prefeito na Câmara, disse que o momento é de otimismo e esta Secretaria será importante para a cidade que tem 82% do seu territorio em área rural, possui um dos maiores lençóis freáticos do Nordeste e atualmente produz menos de 1% do que se consome na capital.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES