Câmara de Teresina aprova projeto que impede concursos aos sábados

O projeto propõe que as provas sejam realizadas preferencialmente aos domingos ou até as 18 h de sexta-feira

Câmara de Teresina aprova projeto que impede concursos aos sábados | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em segunda votação, nesta terça-feira (23), projeto de lei de autoria do vereador Dudu Borges, que dispõe sobre o exercício da liberdade de crença no período de realização de provas de concursos públicos e processo seletivos para provimento de cargos, empregos, ou funções públicas no âmbito do município de Teresina.

O projeto propõe que as provas sejam realizadas preferencialmente aos domingos ou até as 18 h de sexta-feira, em respeito às crenças ou convicções religiosas dos candidatos, com observância dos respectivos dias de guarda e descanso, celebração de festas e cerimônias religiosas.

Câmara de Teresina aprova projeto que impede concursos aos sábados - Foto: Divulgação/Ascom

“A liberdade religiosa é um direito assegurado pela constituição, mas as pessoas que precisam cumprir com deveres religiosos ficam excluídas dos concursos. Os sabatistas, por exemplo, guardam o sábado para manifestações religiosas, portanto não têm acesso às provas realizadas neste dia. O objetivo é que as provas e testes sejam realizados em dias em que a concorrência sirva para todos e ninguém seja excluído. É uma justa correção”, explicou o vereador Dudu. 

Quando inviável a promoção de certame em conformidade com os dias  fixados, a entidade organizadora poderá realizar no sábado, contanto que permita ao candidato alegar motivo de crença religiosa, sendo possível realizar a prova após 18h horas do mesmo dia. 

A permissão deverá ser precedida de requerimento assinado pelo interessado e dirigido à entidade organizadora, contendo declaração do ministro ou congregação religiosa a que pertence com firma reconhecida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES