Câmara de Teresina discute políticas de prevenção ao suicídio

Vereadores organizaram audiência pública para políticas públicas de prevenção ao suicídio.

Vereadora Pollyanna Rocha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública virtual para discutir políticas públicas para evitar o suicídio, proposto pelas vereadoras Pollyana Rocha, Teresinha Medeiros e Euzuila Calisto.

Na audiência, a vereadora Pollyana Rocha apresentou números do suicídio no mundo e em algumas cidades do Brasil, já é o maior responsável por mortes, ultrapassando vítimas de Aids e dengue.

Vereadora comandou audiência pública na Câmara (Divulgação)

A vereadora informou que, conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), a média brasileira é de 5,6 por cada grupo de 100 mil habitantes e o Piauí apresenta quase o dobro dessa taxa, atingindo a média de 10 mortes conforme levantamento feito entre 2010-2017.

Neste dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Pollyana diz que a saúde mental dos brasileiros tem sido duramente afetada desde o ano passado por conta da pandemia. "São muitas angústias, ansiedade e aumento de número de casos de depressão, que são fatores fortes de risco", diz a vereadora, declarando que suicídio deve ser tratado como problema de saúde pública.

A vereadora diz que através da audiência pública para buscar melhores políticas de prevenção para este tema que dilacera tanto as famílias.

A audiência pública contou com a presença Cláudia Aline de Brito Oliveira (presidente da Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia), Virgínia Elaine Pinheiro da Silva (gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi), Yago Soares da Silva (Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Tipo 2 do CAP 2 Sudeste), Weyder Mendes Vilanova e Silva (gerente de comunicação do Centro de Valorização a Vida - CVV), Larissa Pinheiro Miranda Carvalho (gerente de Saúde Mental da FMS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES