Câmara debate implantação do táxi lotação em Teresina. Entenda!

Audiência contou com participação de integrantes da PGM, Strans e sindicatos.

Vereador Leonardo Eulálio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de implantação do Táxi Lotação em Teresina foi discutido em audiência pública nesta sexta-feira, 25, na Câmara Municipal de Teresina, sob a coordenação do vereador Leonardo Eulálio, que defende a regulamentação de um serviço que já é realizado na capital de forma clandestina. "A população busca novos modelos de transporte público e queremos trazer isso par regularidade", diz o vereador.

Segundo o vereador, o modelo de Táxi Lotação já existe em outras capitais e cidades do País e citou o exemplo de Belo Horizonte, Rio Branco, Brasília, São Luís, Imperatriz. "Assim, as pessoas que já estejam organizadas e em dia com os tributos perante a Prefeitura Municipal de Teresina tenham o direito de trabalhar e prestar alternativa de serviço à população com relação ao transporte público, aproveitando a malha viária já construída com impostos de Teresina", disse.

Vereador Leonardo Eulálio conduziu a audiência pública na Câmara (Divulgação)

O objetivo, segundo o vereador Leonardo Eulálio, é fazer estudos com base em experiências existentes e entregar à Procuradoria Geral do Município e Prefeitura Municipal de Teresina. "Nosso objetivp é construir, construir e regulamentar para que isso possa voltar e dar trabalho a essa categoria", disse o vereador, declarando que não pode permitir que um modelo de 50 a 60 anos atrás seja exclusivo na caital. "Temos que buscar alternativa e a população é quem vai dizer como vai ser transportada"", diz.

Vereador vai receber manifestações da categoria

O vereador informa que o projeto foi lido na Câmara e na próxima semana vai receber todas as manifestações escritas de categorias e verá como vai se desenrolar os trabalhos da comissão.

Na audiência pública, o procurador Ari Ricardo da Rocha Gomes disse que o transporte público é um serviço essencial e a capital tem um contrato de concessão de longo prazo já em curso e disse que o correto seria o Poder Executivo subscrever essa proposta.

O diretor da Strans, major Cláudio Pessoa, reconhece que o sistema de transporte precisa melhorar por ser um serviço essencial e defendeu um estudo para execução dessa alternativa modal. "É  interessante fazer estudo de tarifa e de demanda para implementar serviço com garantia jurídica e efetividade no aspecto operacional para que população não venha se decepcionar", diz.

A audiência pública contou ainda com a participação do vereador Dudu e ainda de representantes de cooperativas e taxistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES