Câmara discute criação de emprego e oportunidade para juventude de Teresina

Dados do IBGE aponta que no terceiro trimestre de 2020, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos chegou a 29,7%.

Audiência pública | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, no primeiro trimestre de 2013, era de 16,4%. O número aumentou para 27,3% no primeiro trimestre de 2019 e chegou a 29,7% no terceiro trimestre de 2020 e para discutir a execução de políticas públicas de emprego e renda, a Câmara Municipal de Teresina realizou audiência público, proposta pelos vereadores Pollyana Rocha, Jeová Alencar, Fernanda Gomes, Cap. Roberval Queiroz , Levino de Jesus e Alan Brandão.

A vereadora Pollyana Rocha apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 4 brasileiros entre 15 e 24 anos não tem acesso ao estudo e ao trabalho. "É um problema que se reflete em nível municipal e discutir a juventude é analisar o presente", disse a vereadora.

Pollyana diz ser necessária a inclusão de jovens no mercado de trabalho. "Nossa juventude precisa de futuro digno e com mais oportunidades", comenta a vereadora, que destinou emendas específicas para área de profissionalização e qualificação do jovem.

Audiência pública realizada nesta segunda-feira apresentou a situação de desemprego entre jovens (Divulgação)

Sistema municipal de emprego

Durante audiência, o vereador Venancio Cardoso afirmou que há muito tempo vem articulando para Teresina a criação de um sistema municipal de emprego e renda, espécie de um SINE municipal com a visão estratégica de identificar o perfil do jovem que o mercado de trabalho precisa e a Fundação Municipal Wall Ferraz tem papel preponderante.

Na audiência pública, Maykon Silva Oliveira, presidente da Fundação Wall Ferraz,  destacou o Programa Jovem que Trabalha, projeto proposto pela vereadora Fernanda Gomes e aprovado na Câmara Municipal, e tem como foco a qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

Maykon destacou as novidades da Fundação para este semestre. Um deles é uma consultoria, resultado de projeto apresentado ao Banco Mundial, que é a reformulação da metodologia dos cursos de qualificação oferecidos pela Fundação. "A proposta é ouvir a população, o mercado e a sua demanda, termos o retorno das empresas sobre qual a mão de obra e os cursos que precisam ser ofertados. Vamos revolucionar a formação e os cursos oferecidos pela fundação", disse, informando ainda sobre a intermediação dos egressos no mercado de trabalho. 

Qualificação conforme a demanda

"Vamos saber quais cursos que a população precisa, os cursos demandados pelas empresas e com isso vamos garantir a resolutividade de nossas ações, que é inserir o jovem no mercado de trabalho", comenta Maykon, informando que a consultoria será feita por uma empresa de muita expertise. Além disso, a Fundação vai continuar ofertando cursos tradicionais voltados para toda a população. 

Segundo Maykon, a juventude hoje está emprenhada na área de empreendedorismo. Algumas empresas fecharam postos de trabalho, deixaram Teresina e isso despertou na juventude o espírito de empreendedor. "Com isso, estamos lincados nessa via do empreendedorismo", explica, enfatizando que é papel da gestão pública dar as condições para o jovem empreender e fomentar essas ações por meio do Banco Popular e Agência de Fomento.

Representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Fábio Camelo diz que mantém contatos com empresas instaladas na capital e ressaltou que o mercado está mais exigente e destacou o programa de capacitação Teresina TEC, que visa qualificar o jovem na área digital.

Saldo de 724 empregos entre jovens de 18 e 24 anos

Daniel Carvalho, representante do Sistema Nacional de Emprego (SINE) disse que no mês de julho, segundo dados do CAGED, houve um saldo de 724 empregos para jovens de 18 a 24 anos e mais 82 empregos na modalidade Jovem Aprendiz, pra jovens de até 17 anos.

Para Daniel, um dos grandes desafios no Piauí está relacionada a questão cultural, já que muitas empresas não se propõe a treinar e exige experiência do trabalhador. Segundo ele, esse fator dificulta a inserção do jovem no mercado de trabalho.

"Podemos ajudar essa política e tentar mudar essa cultura nas empresas, pois precisamos que os empresários possam aderir e abraçar essa questão social de dar ao jovem o primeiro emprego", disse.

Censo para os jovens

Na audiência pública, a secretária Municipal da Juventude, Eliana Lago, falou sobre a realização do primeiro censo jovem de Teresina com a finalidade de traçar o perfil social e econômico do jovem de Teresina. "A intenção é quantificar e identificar e já estamos alinhando esse levantamento com Prodater", explica.

A meta é mostrar o perfil do jovem de Teresina, colocar algumas questões cruciais e planejar todas as políticas públicas direcionadas à juventude.

Eliana Lago destacou ainda o Programa Horizonte, que busca colocar o jovem dentro das necessidades das novas profissões e conta que vai realizar workshop relacionado a empreendedorismo, sobretudo, na área de tecnologia, citando o exemplo dos games.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES