Câmara discute projeto de Fábio Abreu que beneficia pessoas com TDAH

A proposta tem como foco estabelecer, de forma legal, o compromisso com princípios de justiça e de igualdade de oportunidades para os portadores do TDAH

fábio | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realiza nessa segunda-feira (29) uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 2630/21, que trata sobre a criação da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 

A proposta, é de autoria do deputado Capitão Fábio Abreu (PL), e, segundo ele, tem como foco estabelecer, de forma legal, o compromisso com princípios de justiça e de igualdade de oportunidades para os portadores do TDAH, possibilitando, de fato, o espaço para que todos possam desenvolver suas habilidades e tenham as mesmas oportunidades, além de promover a inclusão das crianças na escola.

Fábio Abreu

“O projeto já está bem encaminhado, já foi relatado pelo deputado Fábio Trad e está pronto para receber o parecer de aprovação, mas para uma discussão maior, ele pediu para que seja feita uma audiência pública na Câmara. Então, nesta data será vão ser discutidos pontos importantes com responsáveis e estudiosos no assunto e em seguida, acredito que ele já passe para a aprovação do projeto”, diz o deputado.

De forma geral, o projeto considera quem tem TDAH como pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais, e proíbe escolas de recusar matrículas de crianças com esse transtorno. A proposta ainda prevê a possibilidade de multa de três a vinte salários mínimos para as escolas que se recusarem a matricular crianças diagnosticadas com TDAH.

“É importante destacar que o projeto obriga as escolas a receberem os estudantes diagnosticados com TDAH, em caso de negativa, as instituições poderão receber uma multa, porque nós temos que praticar a inclusão e não a exclusão de classes”, destaca.

Ainda segundo o parlamentar, a iniciativa foi proposta após o relato de mães, que o procuraram e alertaram sobre as dificuldades em garantir os direitos dos filhos. 

“Algumas mães me procuraram em Brasília, então fui estudar sobre o assunto e vi que não havia nada tramitando na Câmara em relação a essa temática, então, eu abracei essa causa e vamos estar acompanhando o projeto. Este é o primeiro passo nessa comissão e a aprovação é importante, bem como o parecer do deputado, para que nas próximas plenárias possamos encaminhar e dar celeridade ao processo”, finalizou Abreu. 

O projeto ainda pontua que o Governo Federal deve desenvolver uma política nacional direcionada a pessoas que tem esse transtorno com equipes multidisciplinares em todos os setores para que possam detectar o problema o mais cedo possível, e dessa forma, iniciar o tratamento e acompanhamento de forma mais rápida. 

O deputado ainda cita como exemplo os direitos já garantidos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista que ambas são consideradas transtornos do neurodesenvolvimento.

“O principal ponto é fazer de quem tem essa deficiência, ter preferência em tratamentos e igualar aos direitos dados às pessoas autistas. Atualmente, as pessoas com TDAH não se enquadra em nenhum tipo de prioridade e esse projeto vai garantir esse direito a essas pessoas”, reitera Fábio Abreu. 

A audiência sobre o tema foi proposta pelo deputado Fábio Trad (PSD-MS), que é relator do projeto. 

"A pessoa com essa condição apresenta problemas no desenvolvimento, na interação social e no contexto educacional e profissional. Esse transtorno, com frequência, é alvo de preconceito e muitas vezes é mal compreendido", disse o deputado.

A audiência inicia às 9h da manhã e contará com a participação do diretor presidente do Instituto de Neurociências do Piauí e neurologista, Benjamin Vale, além do criador do Instituto TDAH Descomplicado, Yuri Maia e da president Associação PRO D TEA (Pro Direito das pessoas autistas), Carolina Spindola Alves, e outros convidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES