Câmara e Assembleia discutem oferta de medicamentos a base de canabidiol

A audiência contou com a apresentação de profissionais da área médica e jurídica sobre a importância dos medicamentos e deu voz para famílias que utilizam a medicação, que já é aprovada pela Anvisa.

Câmara Municipal e Alepi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oferta de medicamentos à base de canabidiol foi discutida nesta quarta-feira, 3, em audiência pública conjunta da Câmara Municipal de Teresina (CMT) e Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

A audiência contou com a apresentação de profissionais da área médica e jurídica sobre a importância dos medicamentos e deu voz para famílias que utilizam a medicação, que já é aprovada pela Anvisa.

A ideia do debate surgiu após a vereadora Elzuila Calisto colocar o tema em pauta na Câmara por meio de um projeto de lei. “Mais de 30 doenças podem ser tratadas se os medicamentos forem disponibilizados. É uma medicação que realmente muda vidas, mas tem um alto custo e nem todos que precisam têm acesso. A ideia agora é informar a população, conversar com as comissões na Câmara e esperar a votação. Vamos trabalhar por uma aprovação”, disse a parlamentar.

O deputado Ziza Carvalho também é autor de um projeto de lei que visa a oferta dos medicamentos em âmbito estadual. A audiência pública foi proposta por ele e por Elzuila Calisto. “É importante entender o processo de descriminalização da planta para fins medicinais, o que não tem a ver com o uso recreativo. Se aprovados os projetos de lei, daremos um passo importante e muitas pessoas que sofrem com doenças graves terão mais qualidade de vida”, pontuou o deputado.

Audiência conjunta entre vereadores e deputados

Especialista

Para o médico Hermes Daniel o uso da cannabis pra fins medicinais gera resultados significativos. “Desde a liberação pela Anvisa eu prescrevo o óleo de canabidiol para pacientes com convulsões, Alzheimer, Parkinson e dores crônicas, e os resultados são mais do que significativos. É uma medicação que muda a vida dessas pessoas para melhor. Não causa morte, não tem contraindicações extremas e tem comprovação científica, então não há porque não facilitar o acesso a um medicamento que funciona de verdade”, explicou.

Já o advogado criminalista, Wesley Carvalho, discorreu sobre a necessidade da descriminalização da planta. “Primeiro de tudo é importante que entendamos os fundamentos jurídicos da não legalização. É um absurdo um medicamento ser tratado com tanto tabu, um atraso para a sociedade e prejudica quem realmente precisa, tudo por conta da falta de informação. Precisamos desmistificar essa ideia preconceituosa do uso do canabidiol”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES