Câmara Federal: Comissão mantém decreto que reduz tributo de óleo diesel

Relator entende que medida levaria a novo reajuste no preço dos combustíveis

Deputado Júlio César pediu a rejeição da proposta | Marina Ramos / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou a suspensão de um decreto de 2018 que isentou o óleo diesel, o álcool combustível e o gás de cozinha da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis).

A rejeição do projeto foi pedida pelo relator, deputado Júlio César (PSD-PI). Ele afirmou que o Executivo agiu dentro da legalidade ao editar a medida. Disse ainda que a suspensão do decreto elevaria o preço dos combustíveis. “A medida caminha em sentido diametralmente oposto aos recentes esforços e iniciativas realizados no âmbito do Congresso Nacional, com o propósito de estabilização dos preços dos combustíveis”, disse.

O projeto já foi analisado pela Comissão de Minas e Energia, onde também foi rejeitado. O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Deputado Júlio César (C), que pediu a rejeição da proposta (Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Pedido

A suspensão foi pedida pelo deputado José Guimarães (PT-CE), por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 963/18. Ele afirma que o Poder Executivo exorbitou do seu poder regulamentar ao editar o Decreto 9.391/18, pois a redução a zero das alíquotas da Cide afetou os estados e municípios, que recebem 29% da arrecadação do tributo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES