Câmara pode votar nova CPMF na quarta-feira

Com essa manobra seria necessário obter menos votos do que no formato antigo

Câmara pode votar nova CPMF na quarta-feira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A volta da CPMF pode ser decidida pela C?mara nesta quarta-feira (28). Est? marcada para este dia a vota??o da regulamenta??o da emenda 29, que disciplina gastos com sa?de. O texto em vota??o vincula 10% das receitas da Uni?o para a ?rea, de forma escalonada, e proporcionaria um acr?scimo de R$ 10 bilh?es no or?amento da sa?de j? neste ano. O l?der do PT na C?mara, Maur?cio Rands, quer aproveitar essa vota??o para incluir a proposta de uma nova CPMF.

Al?m da pol?mica pol?tica da recria??o do tributo, derrubado pelo Senado no ano passado, a discuss?o ganha ainda um ingrediente jur?dico. A proposta do PT ? que o tributo seja recriado no mesmo projeto de lei complementar que regulamenta a emenda 29.

Com essa manobra seria necess?rio obter menos votos do que no formato antigo, de emenda constitucional. Uma lei complementar ? aprovada com o apoio de 257 deputados e 41 senadores, enquanto uma emenda constitucional precisa de 308 votos na C?mara e 49 no Senado. A CPMF caiu em dezembro por ter recebido 45 votos, faltando quatro para a prorroga??o.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reconheceu na sexta-feira (23) que dever? caber aos ministros da corte dar a palavra final sobre o tributo, caso ele seja aprovado pelo Congresso.

A nova CPMF teria al?quota de 0,1% e destina??o integral para a sa?de. A previs?o ? de uma arrecada??o de R$ 10 bilh?es em 2009. Desta vez, o "imposto do cheque" teria car?ter permanente.

CPI dos Cart?es

A CPI dos Cart?es se re?ne nesta ter?a-feira (27) para o que promete ser a ?ltima sess?o de vota??o de requerimentos. A presidente da comiss?o, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), pretende colocar na pauta o pedido de acarea??o entre o ex-funcion?rio da Casa Civil Jos? Aparecido Nunes Pires e o assessor Andr? Eduardo da Silva Fernandes, que trabalha para o senador ?lvaro Dias (PSDB-PR).

Jos? Aparecido repassou o dossi? com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso para o assessor do senador tucano. Em depoimento na CPI na semana passada, afirmou que repassou o documento por engano. Fernandes afirmou que se sentiu intimidado.

Os depoimentos evidenciaram contradi?es. O assessor de Dias diz ter ouvido de Jos? Aparecido que Erenice Guerra, secret?ria-executiva da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) teria sido a mandante do dossi?. O ex-servidor da Casa Civil negou ter feito a acusa??o. Eles ainda apresentaram vers?es diferentes para um almo?o ap?s o vazamento do dossi?.

Mesmo assim, a possibilidade de acarea??o ? pequena. A base aliada mostrou-se satisfeita com as explica?es e quer encerrar o caso. Com a recusa esperada deste e requerimento e de convoca?es como a de Erenice, a presidente da CPI j? se prepara para marcar a data de leitura do relat?rio final do deputado Luiz S?rgio (PT-RJ), o que pode acontecer j? nesta quinta-feira (29).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES