Caminhoneiros vêem mudança na Petrobras positiva, mas apontam preocupações

Wallace, que é presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, considera essa medida positiva para o país.

Caminhoneiros acham mudança na Petrobras positiva, mas apontam preocupações | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lideranças dos caminhoneiros brasileiros reagiram a mudança na política de preços da Petrobras, anunciada pelo governo Lula na última terça-feira (17). Wallace Landim, também conhecido como Chorão, um dos principais representantes da categoria expressou sua opinião em entrevista à revista Veja, sobre a decisão que levou ao fim a paridade de preços de importação para o petróleo.

Wallace, que é presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, considera essa medida positiva para o país, mas destaca a possibilidade de desabastecimento no mercado interno, uma vez que parte do petróleo refinado é importado, e a mudança proposta pelo governo pode diminuir a atratividade para os importadores do produto.

“A minha preocupação é referente à questão de um possível desabastecimento no país, porque querendo ou não hoje ainda a gente depende em cerca de 30% do óleo importado. Nós somos autossuficientes na extração, a gente exporta o produto cru e importa o refinado”, diz Chorão.

 “Meu medo é que os importadores não consigam mais trazer o petróleo refinado. Quem vai pagar a conta disso é o Tesouro Nacional. A gente fica feliz com a decisão, mas precisa acompanhar de perto a medida que o governo está adotando”.  Quando questionado sobre a possibilidade de desabastecimento do mercado interno devido à mudança na paridade de preços de importação do petróleo, Sérgio Araújo, presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), afirmou que "o risco aumenta".

Chorão destaca que o fim da paridade de importação era uma demanda da entidade que ele representa, e que eles se reuniram com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em 11 de abril, para discutir esse assunto. 

“O fim da paridade de importação, segundo o que ele nos passou, seria para implementar um custo alternativo, um custo de oportunidade na produção, na importação e na distribuição. Isso é bom para todo mundo. Com isso, a gente consegue acompanhar para que de fato chegue nas bombas e nas prateleiras da sociedade para que assim a gente consiga reduzir o preço dos itens”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES