Candidatos nanicos criticam adversários e pedem “revolução”

O candidato do PSOL ao Senado, Zilton Duarte (PSOL), se colocou como “defensor radical“ da classe trabalhadora

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A participação dos candidatos dos pequenos partidos no debate realizado ontem pela TV Meio Norte se concentrou nas críticas aos adversários, às diferenças de tempo no horário eleitoral e ao financiamento de campanha em relação aos candidatos de partidos maiores. O candidato do PSOL ao Senado, Zilton Duarte (PSOL), se colocou como ?defensor radical" da classe trabalhadora e classificou os concorrentes como "políticos profissionais que mentem em época de eleição".

Zilton levantou as bandeiras de esquerda, como a reforma tributária com taxação das grandes fortunas e defendeu a extinção do Senado. ?A corrupção está associada com a não distribuição de terras e só gera fome. PSOL é o único partido que não saiu da sua trajetória já que os partidos que se diziam defensores, agora pularam desse trem?. Ao destacar que o PSOL obedece a proporção indicada pela Justiça Eleitoral de candidatas mulheres nas chapas que disputam a eleição de outubro, Duarte frisou que "tem candidatos aqui que vivem de incoerência o tempo todo".

"Acho engraçado que quase todos os candidatos ao Senado, já passaram pelo Governo e desgraçadamente ajudaram a contribuir para a miséria do trabalhador", disse o socialista. A companheira de chapa de Zilton, Marineide Albuqerque, lembrou que, se eleita, irá propor projetos que incluam as parcelas minoritárias da população piauiense, como índios, negros e mulheres. "Queremos incluir recursos em prol do desenvolvimento, mas que esse desenvolvimento não seja concentrado"..

Marineide disse que o Brasil tem o parlamentar mais caro do mundo e completou afirmando que "não contente em ganhar, ainda tem parlamentar que rouba". A afirmação gerou reações dos senadores Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM). A candidata citou ainda casos concretos de roubos, violência doméstica e homofobia mas se apegou no discurso de ?combinação e jogo de interesses? dos adversários. ?Sabemos que corrupção existe e campanhas com compra de voto. Nosso projeto é diferente de todos que estão aqui?, frisou.

Moisés Pinto (PMN) destacou a importância da Lei Ficha Limpa e defendeu a proposta de impedir que o governante que não completou uma obra com recursos garantidos não possa ser candidato até concluí-la. O candidato falou ainda que, se eleito, será o ?senador da família?. ?Diversas mazelas como as drogas e a prostituição podem ser combatidas no seio da família e da sociedade?, disse. ?Todos os anos batemos nas mesmas teclas e não saímos disso. Os mesmos problemas se repetem. Política não é herança que pode ser transmitida de pai para filho.", criticou Moisés.

Ele pontuou que, assim como existe o programa Luz para Todos, é necessário criar o ?Água para Todos?. ?É preciso acabar com a imoralidade do carro pipa?, acrescentou. Já o candidato do PV ao Senado, Antônio Florentino, defendeu propostas de ?infra-estrutura e desenvolvimento sustentável? para o Estado?. ?O Piauí se mantém ainda com índices sociais e econômicos ruins", argumentou. Florentino afirmou que é preciso igualar a qualidade da escola pública piauiense com a privada.

?Educação é prioridade política e orçamentária. Educação ruim leva à situações de violência. É preciso um ensino médio profissionalizante para que jovem possa entrar no mercado de trabalho", argumentou. Para R. Silva (PP), a luta por ?pisos salariais dignos? para todas as classes trabalhadoras será a principal bandeira levantada no Senado, caso seja eleito. Ele comentou ainda a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, da qual é defensor. ?A decepção dos militares, bombeiros e policiais civis é grande com a paralisação dessa votação na Câmara. Acredito que persistência dos militares irá vencer e teremos um piso de R$3.500 para o soldado iniciante e um fundo para ajudar o estado a custear as despesas?.

O vereador de Teresina pontuou que pretende apresentar propostas que possam mudar a legislação penal brasileira em relação aos autores de crimes sexuais. ?Esses criminosos devem ser penalizados rigorosamente e a pena deve ser cumprida em toda a sua totalidade no xadrez?, concluiu. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES