<u>Caso Daniel Dantas</u> Heráclito processa Protógenes Queiroz

Heráclito quer punir Protógenes por ter supostamente vazado informações sigilosas da Polícia Federal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A defesa do senador Her?clito Fortes (DEM-PI) promete protocolar na corregedoria e na dire??o-geral da Pol?cia Federal (PF), e tamb?m no Minist?rio da Justi?a, uma representa??o contra o delegado Prot?genes Queiroz, afastado das investiga?es da Opera??o Satiagraha, que apura esquema de desvio de verbas p?blicas e crimes financeiros.

O objetivo da investida ? solicitar aos ?rg?os que apurem se o delegado vazou ilegalmente informa?es sobre o caso. Her?clito foi citado em escutas telef?nicas feitas durante a a??o da pol?cia. Segundo o advogado D?lio Lins e Silva J?nior, o artigo 10 da Lei 9.296 (Lei de Intercepta?es Telef?nicas), veda a divulga??o de material sigiloso.

Em outra frente, os advogados do senador viajam amanh? para S?o Paulo com o objetivo de ter acesso a uma c?pia do inqu?rito da Opera??o Satiagraha. Levar?o uma decis?o favor?vel do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, permitindo solicitar a documenta??o ? 6? Vara da Justi?a Federal de S?o Paulo.

A liminar foi concedida pelo presidente do Supremo na ?ltima quinta-feira. ?Nesse quadro, o mesmo direito deferido aos pacientes de acesso aos autos do procedimento investigat?rio devem ser estendidos a todos os demais investigados, no que se inclui o senador Her?clito Fortes, ante a plausibilidade do argumento de que sob tal condi??o figura naqueles autos, conforme amplamente divulgado pela imprensa?, destacou o ministro Gilmar Mendes na decis?o concedida na semana passada.

Ap?s a an?lise do calhama?o, que tem cerca de 7 mil p?ginas, os advogados de defesa v?o decidir se pedir?o a transfer?ncia do processo para o STF. Antes disso, precisar?o verificar se o senador, que tem foro privilegiado pelo cargo que ocupa, foi apenas citado no caso ou ? tratado como investigado.

?Vamos pegar a c?pia do inqu?rito e, a partir da?, decidir o que fazer, ver o que tem l? dentro, se ele est? sendo investigado, para s? ent?o decidir. Se ele estiver sendo investigado, essa a investiga??o tem que ser tocada pelo Supremo. Mas ele pode apenas ter sido citado?, explicou o advogado.

Por telefone, Her?clito Fortes, que est? em Nova York, disse que n?o sabe se vai levar o caso ao Supremo. Ele argumentou que, pelo fato de ser senador da Rep?blica, ? preciso que seja processado e julgado pela mais alta Corte do pa?s.

?Eu s? tenho uma inst?ncia superior. N?o ? minha inten??o, nem desinten??o (recorrer ao STF). A minha inst?ncia ? essa, essa ? a lei. A defesa n?o teve acesso aos autos ainda. Para isso que estou pedindo aos advogados para ter acesso e, a partir da?, tomar as provid?ncias cab?veis?, afirmou o parlamentar. Perguntado quando voltaria para o Brasil para, eventualmente, acompanhar o caso mais de perto, Her?clito Fortes disse que est? pronto para isso. ?Eu volto (para o Brasil) a qualquer momento se for chamado?, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES