Cerca de um milhão de hectares estão ameaçados por pragas no Piauí; saiba

As propriedades de grãos do Piauí estão enfrentando problemas com a infestação da lagarta Helicoperva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado solicitou ao Ministério da Agricultura a autorização para que o Piauí entre em estado de emergência fitossanitária devido à infestação pela lagarta Helicoverpa armigera, que ameaça quase 1 milhão de hectares plantados com soja, milho e feijão nos cerrados Piauienses.

Inicialmente, a presença da lagarta foi confirmada em lavouras dos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeira, Santa Filomena, Sebastião Leal, Palmeiras do Piauí e Alvorada do Gurguéia.

Contudo, o risco potencial existe para todas as cidades dos cerrados. Os estados do Maranhão, Mato Grosso e Bahia também foram atingidos com a praga.

Este último já conseguiu autorização para ingressar em estado de emergência fitossanitária. A lagarta é mastigadora e conhecida por atacar geralmente os órgãos reprodutores dos vegetais hospedeiros.

O estado de emergência justifica uma série de medidas eficazes no combate, tendo em vista que a infestação por esta espécie de lagarta é especialmente mais perigosa, devido ao seu poder de mutação e destruição dos vegetais.

Apenas uma única lavoura infestada justificaria a adoção de estratégias emergenciais. Os riscos de perda se potencializam devido ao início da safra 2013/2014, que já inicia com 50 ou 60% das áreas cultiváveis já plantadas para o ano seguinte.

De acordo com diretor técnico da Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Idílio Moura, o combate à praga se complica pela falta de defensivos eficazes no país.

?Os produtos defensivos utilizados normalmente nas lavouras brasileiras não possuem eficácia contra a Helicoverpa armigera. Apenas o benzoato de emamectina, é suficiente para o combate, entretanto ele precisa de autorização especial do Ministério para ser importado pelo Brasil e só em casos de emergência fitossanitária?, explicou o diretor técnico da Adapi.

Ainda de acordo com o diretor técnico, mais medidas devem ser associadas à aplicação dos defensivos, através de consórcio entre produtores, municípios e governo para a adoção de ações de manejo integrado que dificultem a extensão dos prejuízos.

?Entre as ações é preciso considerar o uso de controle físico através de armadilhas; controle biológico com a inserção de predadores naturais da lagarta; vazio sanitário com o intervalo de 90 dias entre produções; e uso de cultiváveis resistentes às pragas?, explica Idílio Moura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES