CGE orienta órgãos sobre restrições do período eleitoral

A proibição inicia a partir do dia 2 de julho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste ano será realizado pleito eleitoral para a escolha de cargos eletivos no âmbito municipal.  Com a finalidade de garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) emitiu orientação aos órgãos e unidades do Poder Executivo Estadual a respeito das restrições impostas aos agentes públicos pela Lei Eleitoral (Nº 9.504/97) no que se refere às transferências voluntárias de recursos aos municípios.

Segundo o artigo 73 da Lei das Eleições, fica proibida a realização de transferência voluntária de recursos do Estado aos Municípios, nos três meses que antecedem o pleito eleitoral sob pena de nulidade do ato e poder caracterizar improbidade administrativa.  Conforme o calendário eleitoral, a proibição inicia a partir do dia 2 de julho.

Segundo a gerente de Convênios da CGE, Maria do Amparo Esmério Silva, a restrição imposta pela lei é exclusiva ao efetivo repasse do recurso.

“A vedação imposta pela lei é exclusiva ao repasse dos recursos firmados em convênios após o dia 2 de julho. Mas caso o convênio tenha sido celebrado antes do período eleitoral, a transferência de recursos pode ser feita se houver termo de convênio assinado e publicado antes desse prazo e se estiver devidamente comprovado o início da execução física do objeto do convênio”, explica.

Maria do Amparo também observa que a Lei não veda a celebração de convênios neste período.

“O Governo e a Prefeitura podem celebrar convênio ou realizar procedimentos licitatórios e contratos no período eleitoral, inclusive, a assinatura dos mesmos, pois se trata de atos preparatórios para a sua formalização, desde que atenda aos princípios da Administração Pública, tenha dotação orçamentária e que esteja contemplada na programação financeira do exercício. Mas o município não poderá receber os recursos até o encerramento das eleições”, explica.

As orientações foram repassadas via ofício a todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES