Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil

Reunião do senador com o presidente da República, para acertar indicação, aconteceu na manhã desta terça (27)

Ciro Nogueira confirma no Twitter que aceitou convite para a Casa Civil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) confirmou, em publicação no Twitter, que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para assumir o comando do Ministério da Casa Civil.

O senador chegou ao Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (27) para acertar detalhes com o presidente Jair Bolsonaro sobre sua indicação ao cargo, o mais importante na estrutura ministerial.

Ciro Nogueira chega ao Palácio do Planalto - Imagem: Reprodução/TV Globo

Nogueira estava de férias no México e chegaria ao Brasil nesta segunda-feira (26), no entanto, houve um problema em um voo internacional e desembarcou em Brasília nesta terça.

"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita."

Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e recriação do Ministério do Trabalho  - Foto: Agência Senado

Estratégia política

Ciro Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão. 

A ida de Ciro para Casa Civil resultará em uma minirreforma ministerial. Atual chefe da pasta, o general Luiz Eduardo Ramos deve ser deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência. 

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado dos ministros Fábio Faria, Luiz Eduardo Ramos, Flávia Arruda e Ciro Nogueira, e do presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: Reprodução/Twitter 

Já o ministro Onyx Lorenzoni, que está na Secretaria-Geral, deve assumir o Ministério do Emprego, que será recriado por Bolsonaro nos moldes do antigo Ministério do Trabalho.

Suplência

Com a ida de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil, quem assume o mandato no Senado Federal é sua mãe, Eliane Nogueira.

Eliane e Silva Nogueira Lima é empresária, nascida em 3 de julho de 1949, e sempre esteve próxima da política – em razão do casamento com Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II. Eliane é gestora de empresas da família, tendo desenvolvido no dia a dia dessas companhias sua experiência em administração.

Ciro Nogueira e sua mãe, Eliane Nogueira, sua suplente no Senado - Foto: Reprodução

Em 2018, após estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a sua primeira eleição na condição de suplente de senador e agora assume a cadeira como senadora pelo estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES