COE-PI aponta alta na demanda de UTI e insumos só para 15 dias

Entenda os itens considerados pelo Governo do Piauí para prorrogar o decreto com restrições

Estado ainda não conseguiu acabar com a fila de espera | Rogério Santana
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias reuniu profissionais de saúde e técnicos que participam do Comitê Operações Especiais (COE) Ampliado para tratar sobre as medidas restritivas a partir dessa segunda-feira, 5.

Na reunião, Wellington Dias falou que o índice de isolamento no Piauí chegou entre 55% a 60% entre quinta-feira, 1º, e sábado, 3, e demonstrou preocupação com o fato de que a transmissibilidade não reduziu como era esperada.

Desde o início das medidas restritivas, há 28 dias, não foi possível vencer a fila de espera. Apesar da redução da procura por leitos clínicos em 50%, aumentou a procura por UTI

Estado ainda não conseguiu acabar com a fila de espera (Foto: Rogério Santana)

Segundo o governador, de todas as agendas que fez, esta talvez seja a mais difícil, pois hoje há no Piauí aumento de 24% de UTI a mais que ano passado, mas ainda assim, não foi possível atender a todas as pessoas que precisavam de UTI.

O secretário de Saúde, Florentino Veras, confirmou o aumento de demanda por leito de UTI e falou que os municípios se empenharam para conter a transmissibilidade, com a reativação de barreiras, incentivo a Busca Ativa e dão respostas positivas com a vacinação e também agradeceu o auxílio do 25 BC que ajudou no transporte de oxigênio para região Norte.

Florentino informou sobre reunião de emergência realizada na quinta-feira, 1º, com o Ministério da Saúde para tratar sobre os equipamentos do kit intubação, pois até a rede privada está com dificuldade para adquirir esses insumos e garantiu que o Piauí tem estoque nos hospitais suficiente para 15 dias e ainda há algum estoque na Sesapi. "Mas está difícil manter pacientes na UTI", disse. As medidas se apresentam necssárias.

O superintendente de Atenção Básica, Herlon Guimarães, apresentou balanço dos novos casos e destacou a necessidade de atenção primária, testagem e vacinação. "Precisamos manter isolamento para quebrar a cadeia de transmissão", diz Herlon Guimarães.

Herlon Guimarães apresentou que na Semana Epidemiológica 10, a letalidade a letalidade era de 2,5%, na Semana 11 chegou a 2,6% e na última semana, a 12, chegou a 2.2%. Ele informou ainda que a cobertura vacinal no Piauí chegou a 5.16%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES