Comissão aprova comitê e obrigatoriedade de compra de vacina pelo Estado

Para Jorge Solla, proposta pode contribuir para a retomada dos índices de cobertura vacinal no País

Deputado Jorge Solla | Marina Ramos/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria um conselho gestor para tratar da vacinação e determina que o Estado tem obrigação de garantir medicação e imunizantes cientificamente reconhecidos durante emergência nacional ou internacional ou de interesse público.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Jorge Solla (PT-BA), ao Projeto de Lei 5067/20, do deputado Alexandre Padilha (PT-SP). O relator manteve os termos do texto original, mas optou por incluir a obrigatoriedade de compra de medicamentos e vacinas pelo governo em situações de emergência na Lei Orgânica da Saúde em vez de uma lei específica para a pandemia de Covid 19, como fez o autor.

O objetivo, segundo Jorge Solla, é dar mais generalidade à proposta e reafirmar o dever do Estado de fornecer tais produtos em momentos de emergência em saúde pública.

Jorge Solla diz que proposta é garantir mais produtos em momentos de emergência (Marina Ramos / Câmara dos Deputados)

Vacinação

O texto aprovado cria, no âmbito do Ministério da Saúde, o Conselho Gestor do Programa Nacional de Imunizações, que subsidiará o ministério na elaboração do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e na definição do calendário nacional de vacinações, inclusive as de caráter obrigatório.  O Conselho Gestor deverá se reunir no mínimo uma vez por semestre.

O Conselho terá a seguinte composição, com mandatos de três anos e permitida uma recondução:

- ministro da Saúde;

- 1 representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass);

- 1 representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems);

- 1 representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm);

- 1 representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS);

- 1 representante da Câmara dos Deputados; e

- 1 representante do Senado Federal.

Jorge Solla argumenta que a proposta pode contribuir para a retomada dos índices de cobertura vacinal da população. “Recentemente, por diversas razões, a cobertura vacinal no País tem decrescido. Em 2020, menos da metade dos municípios brasileiros atingiram a meta de vacinação para os principais imunizantes”, destacou.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES