Comissão do Senado vai investigar se joias foram presente ou propina

Além do valor, a forma como as joias foram transportadas chamaram atenção. A Receita Federal considera “não usual” o ingresso do suposto presente.

Comissão do Senado vai investigar se joias foram presente ou propina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Omar Aziz (PSD-AM) anunciou, nesta quinta-feira (09), que o primeiro trabalho à frente do grupo será investigar se os R$ 16 milhões em joias transportados pelo ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, eram presente ou propina. As informações foram confirmadas pelo Blog Octavio Guedes, do G1!

Recém-eleito para presidir a Comissão de Transparência e Fiscalização, Aziz pedirá um pente-fino em todos os negócios fechados pelo governo Bolsonaro com o mundo árabe, especialmente, com fundos de pensão ligados ao governo da Arábia Saudita. 

Comissão do Senado vai investigar se joias foram presente ou propina | Foto: Pedro França/Agência Senado"Nunca vi ninguém dar R$ 16 milhões de presente para uma primeira-dama. Isso é a versão do Bento Albuquerque, que será investigada", relata o senador Omar Aziz.

Além do valor, a forma como as joias foram transportadas chamaram atenção. A Receita Federal considera "não usual" o ingresso do suposto presente, num pacote transportado por um membro da comitiva do ministro.

Leia Mais

"Os bens não foram declarados, a burocracia não foi acionada, nada foi inventariado ou patrimonializado", explicou um auditor.

Comissão do Senado vai investigar se joias foram presente ou propina | Foto: Reprodução

Segundo o senador, geralmente, o que ocorre são trocas de mimos de baixo valor e que remetem à cultura do país. As autoridades não se envolvem diretamente no assunto. Ele afirmou à reportagem, que o cerimonial da Presidência e o Itamaraty é quem cuida de tudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES