Comitê do Consórcio Nordeste recomenda uso da Sputnik V na região

Na contramão da Anvisa, o grupo coordenado por Sergio Rezende e Carlos Gabas defendeu que os Estados utilizem o imunizante russo

Na contramão da Anvisa, Comitê recomenda uso da vacina russa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira. 

Na contramão da Anvisa, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu nota técnica na segunda-feira (26) recomendando a importação da vacina russa Sputnik V pelos Estados da região. 

Coordenado por Sergio Rezende e Carlos Gabas, o Comitê reverbera a preocupação dos governadores com os entraves na liberação dos imunizantes, pontuando a comprovação da eficácia da Sputnik V. 

Na contramão da Anvisa, Comitê recomenda uso da vacina russa (Foto: Divulgação)

"O Consórcio Nordeste e os nove governos estaduais que o integram, extremamente preocupados com as dificuldades de disponibilidade de vacinas para o Brasil, conseguiu avançar na negociação de doses deste Instituto para o país e aguarda a aprovação da ANVISA para que possamos contar com mais uma opção de vacina", pontua a nota.

Neste âmbito, o Comitê ainda destaca o resultado da amplicação da vacina na Argentina e Hungria, em que não foram identificados efeitos adversos graves. "A Argentina e a Hungria já anunciaram resultados iniciais de efetividade com esta vacina e foram bastante promissores. Na Hungria, onde foram administradas mais de 200 mil doses, a resposta desta vacina foi superior a de outras plataformas. O monitoramento de eventos adversos na Argentina comprovou os dados do estudo de fase 3, onde a maioria dos eventos adversos foram considerados leves, tornando a possibilidade de o Brasil contar com uma vacina imunogênica e segura", aponta.

Por fim, o Comitê Científico reverbera que 'diante desta pandemia, não podemos deixar que entraves burocrático prejudiquem o acesso da população a uma vacina que comprovou sua eficácia, segurança e com real garantia de disponibilidade, como a Sputnik-V, pelo esforço do Consorcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste'.

a expectativa que os governadores se reúnam nesta terça-feira (27) para discutir a importação do imunizante, independente do posicionamento da Anvisa. 

CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES