Conheça as medidas anunciadas para resguardar as empresas

Prorrogação de prazos para pagamentos de impostos está entre as medidas anunciadas

| Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a um cenário de incertezas, advindo pela pandemia da Covid-19, diversos órgãos administrativos e judiciais anunciaram nas últimas semanas uma série de medidas para alinhar o isolamento social com a necessidade de minorar os impactos financeiros, principalmente para empresários e trabalhadores. Pensando nisso, um balanço feito pelo escritório ‘Eduardo Melo Advogados’ detalha minunciosamente os pontos mais importantes.

Dentre as medidas destaca-se as adotadas pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN);  dispondo sobre a suspensão da cobrança e renegociação de dívidas. Esta ação autorizada pelo Ministério da Economia permite à PGFN autorizar a suspensão por 90 dias de prazos para os contribuintes apresentarem impugnações administrativas no âmbito dos procedimentos de cobrança; da instauração de novos procedimentos de cobrança; do encaminhamento de certidões de dívida ativa para cartórios de protesto; e da instauração de procedimentos de exclusão de parcelamento em atraso.

Bahia Extremo Sul

No âmbito da PGFN, outra ação amplia para todos os contribuintes o Parcelamento Especial autorizado na MP (medida provisória) que criou o Contribuinte Legal, isto na prática significa apontar que os contribuintes terão acesso à possibilidade de dar entrada de 1% do valor total do débito transacionado, podendo ser parcelado em até três meses (março, abril e maio). Após a entrada, o pagamento das demais parcelas somente será retomado em junho/2020, com um diferimento de 90 dias; além disso o pagamento do saldo poderá ser dividido em até 81 meses para as pessoas jurídicas e até 97 meses para pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte, referente aos demais débitos; já o pagamento do saldo poderá ser dividido em até 60 meses para os débitos previdenciários.

Com a queda na arrecadação e a dificuldade para ter dinheiro em caixa, as medidas são consideradas primordiais para preservar empresas e empregos. O benefício ainda pode ser aplicado quem já teve o débito parcelado, que também poderá aderir a essa modalidade; neste caso, o contribuinte que tem parcelamento em vigor deverá requerer a desistência do parcelamento, porém, por se tratar de um novo parcelamento, o valor da entrada deverá ser equivalente a 2% do valor das inscrições selecionadas.

Reprodução

No que se refere à validade de certidões emitidas, algumas foram prorrogadas por 90 dias, como por exemplo: as Certidões Negativas de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais. A medida dá um alívio para as empresas no âmbito da regularidade de sua atuação diante da crise.

É importante também sintetizar a prorrogação do prazo para a declaração do Imposto de Renda, que encerraria no fim deste mês e se estenderá, agora, até 30 de junho.

SIMPLES NACIONAL

 Reprodução

O Comitê do Simples Nacional é outro órgão que adotou medidas para auxiliar o empresariado durante a pandemia do novo coronavírus, englobando a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais contemplados no Simples Nacional, a fim de amparar os micros e pequenos empresários potencialmente prejudicados pelas consequências econômico-financeiras da atual pandemia. A medida beneficia as micro e pequenas empresas, que devem ser duramente afetadas pela crise. Confira abaixo como ficam os novos prazos:

- Período de apuração março/2020, vencimento original em 20/04/2020, será prorrogado para 20/10/2020;

-Período de apuração abril/2020, vencimento original em 20/05/2020, será prorrogado para 20/11/2020;

-Período de apuração maio/2020, vencimento original em 22/06/2020, será prorrogado para 21/12/2020.

RECEITA FEDERAL

Para preservar a oferta de itens básicos, principalmente aqueles relacionados ao combate a pandemia da Covid-19, a Receita Federal aprovou a redução da alíquota a 0% ao Imposto de Importação, no que tange a 50 produtos médicos e hospitalares.

Além do mais, pautou a simplificação do despacho aduaneiro de produtos de uso médico e hospitalar; facilitando  fluxo eficiente de abastecimento de bens, mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate do novo coronavírus (COVID-19), como também evitar sobrecargas nos recintos aduaneiros ao agilizar a entrega das cargas. A medida permite o amplo funcionamento das empresas importadoras, dando agilidade à aquisição dos bens necessários ao país, reduzindo estritamente a burocracia.

Outra ação abarca a suspensão de atos e procedimentos administrativos até o dia 29.05.2020, podendo ser esse prazo prorrogado novamente até que se haja uma solução para a crise de saúde pública enfrentada em todo o mundo.

MEDIDAS DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Reprodução

Além das ações já destacadas pelos órgãos acima, a atuação do Ministério da Economia também deve ser elencada, de modo que avalizou a suspensão por três meses do prazo para empresas pagarem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos seus funcionários. A medida deve viabilizar uma ‘folga’ de R$ 30 bilhões para essas empresas, ajudando a enfrentar a crise e sobreviver a ela.

Outra ação diz respeito à determinação que as contribuições devidas ao “Sistema S” sofram redução de 50% de suas alíquotas, pelo prazo de três meses, cuja finalidade também é reduzir o impacto no o fluxo de caixa das empresas.

Também se pode destacar a  redução de alíquota a 0% ao Imposto de Importação para produtos que auxiliam no combate a COVID- 19.

Marcelo Camargo

AÇÕES DO GOVERNO DO PIAUÍ E PREFEITURA DE TERESINA

Dada a urgência em socorrer as empresas, os Estados também adotaram medidas para resguardar uma série de empreendimentos, respeitando obviamente o que está sob a sua incumbência.

No Piauí, o Governo prorrogou excepcionalmente para o dia 30 de junho de 2020 o prazo para pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única, com vencimento original de 31/03/2020.

No âmbito da Prefeitura de Teresina, estabeleceu-se um novo prazo para aqueles contribuintes que não puderem pagar o Imposto sobre Propriedade predial e Territorial Urbana (IPTU) dentro do prazo atual, que havia encerrado no dia 31 de março.

Quanto aos Alvarás de Funcionamento, Licenças Sanitárias e Ambientais, a Prefeitura de Teresina estendeu o prazo, até 30 de junho, para que quem ainda não solicitou a atualização, que o faça dentro desse prazo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES