Conselho aprofunda perícia e investiga patrimônio de Renan Calheiros

Conselho aprofunda perícia e investiga patrimônio de Renan

Conselho aprofunda perícia e investiga patrimônio de Renan | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho de ?tica do Senado vai fazer um levantamento da evolu??o patrimonial do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) entre os anos de 2002 e 2006 para comparar com a execu??o de obras da empreiteira Mendes J?nior no mesmo per?odo.

Dois dos novos relatores do processo contra Renan no conselho Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) decidiram na manh? desta quinta-feira aprofundar as investiga?es sobre o presidente do Senado e solicitar ? Pol?cia Federal o aprofundamento da per?cia nos documentos encaminhados pela defesa de Renan.

O senador ? acusado de utilizar recursos da empreiteira Mendes J?nior para pagar pens?o aliment?cia e aluguel ? jornalista M?nica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento. Renan tamb?m responde a acusa?es de que teria beneficiado a empreiteira com a libera??o de emendas parlamentares para obras executadas pela empresa.

O Conselho de ?tica vai aguardar o resultado da per?cia da PF nos documentos para dar continuidade ?s investiga?es sobre o caso Renan mesmo que isso ocorra somente depois do recesso parlamentar de julho.

Os relatores e o presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), se re?nem ainda na manh? de hoje com o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, para formalizar o pedido da per?cia.

"Vamos debater com a PF quais os procedimentos necess?rios para a conclus?o da per?cia. Com essas informa?es, vamos determinar o encaminhamento dos trabalhos. Precisamos da per?cia e do aprofundamento das investiga?es. Se a PF precisar de 15, 30 dias, ter? esse prazo", disse Casagrande.

Quintanilha afirmou que um poss?vel depoimento de Renan ser? discutido somente depois da conclus?o da per?cia. "O depoimento ser? em um segundo momento. O conselho vai deixar o representado se manifestar", afirmou.

Casagrande disse acreditar que Renan ter? interesse em comparecer pessoalmente ao Conselho de ?tica para apresentar sua vers?o sobre as den?ncias. "Eu acredito que o representado vai querer ir ao conselho. O Senado passou por momentos de dificuldades, j? sangrou muito. Come?a agora a estancar suas feridas."

O relator disse que o conselho vai buscar "todas as informa?es que forem necess?rias" ao caso Renan, mesmo com a press?o de aliados do senador para que o conselho concentre as investiga?es somente nas liga?es dele com a Mendes J?nior. Renan tamb?m ? acusado de apresentar notas fiscais frias para comprovar parte de sua renda com a venda de gado em Alagoas.

Aus?ncia

A primeira reuni?o dos novos relatores do caso Renan foi marcada pela aus?ncia do senador Almeida Lima (PMDB-SE), escolhido para a fun??o ao lado de Casagrande e Marisa Serrano. O senador foi substitu?do na reuni?o por aliados depois de sofrer ontem uma crise renal e press?o alta.

O peemedebista se tornou um dos principais defensores de Renan desde que as den?ncias contra o presidente do Senado vieram ? tona. A oposi??o resistiu ? indica??o de Lima para a relatoria tripla, mas acabou cedendo depois que o PMDB insistiu na indica??o do senador para acelerar as investiga?es do caso.

A decis?o de criar uma comiss?o de tr?s senadores para o processo foi tomada diante do impasse para a escolha de um ?nico nome para a fun??o. Apesar da relatoria conjunta ter sido criada em comum acordo entre governo e oposi??o, os senadores reconhecem que ter?o dificuldades para unir os trabalhos em um ?nico relat?rio j? que Lima ? aliado de Renan, Casagrande cobra investiga?es detalhadas do caso e Serrano ? a representante da oposi??o na relatoria do processo, favor?vel ao afastamento de Renan da presid?ncia do Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES