Consórcio Nordeste e França renovam acordos de cooperação

Wellington Dias disse que um grupo técnico patrocinado pela AFD está elaborando uma nova carteira de projetos

Consórcio Nordeste e França renovam acordos de cooperação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, participou, nessa quinta-feira (29), em Recife, da assinatura da renovação do acordo de cooperação entre os nove estados da região e o Governo da França. Com isso, ficou acertado a ampliação dos investimentos de empresas privadas do país europeu no Nordeste, além de oferta de crédito da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O evento foi realizado na sede do Governo de Pernambuco, com a presença de governadores e gestores do Nordeste, da embaixadora da França, Brigitte Collet, e de representantes da AFD.

Wellington Dias disse que um grupo técnico patrocinado pela AFD está elaborando uma nova carteira de projetos para definir as áreas que terão investimentos na região e que a empresa EDF Renewables pretende investir na geração de energia eólica no Piauí e em outros estados do Nordeste nos próximos quatro anos. “Essa integração entre o Governo da França e o Nordeste, realizada a partir de primeiro acordo de cooperação assinado em julho de 2019, facilitou a atração de novos investimentos. O governo francês demonstrou que vai continuar investindo no Nordeste em 2021, 2022 e 2023. Temos muitos interesses em comuns”, afirmou o governador do Piauí.

 O governo francês demonstrou que vai continuar investindo no Nordeste em 2021, 2022 e 2023 - Foto: Divulgação/Ascom

Na reunião, os participantes fizeram um balanço das ações realizadas entre o Nordeste e a França desde o início do acordo de cooperação. Houve investimentos de empresas francesas em vários setores da economia do Nordeste, como saneamento, transporte, pesquisas, turismo, energia solar e eólica. Somente neste último, o investimento foi de R$ 7,5 bilhões na região.

A embaixadora da França, Brigitte Collet, afirmou que há valores comuns entre a França e o Consórcio Nordeste, e que é muito motivador ter parceiros interessados, como os governadores nordestinos. “É uma política que aplicamos a nós mesmo e todas as nossas relações internacionais. Foi assim desde o início do acordo com o Consórcio, há dois anos”, disse.

A renovação do acordo decidiu priorizar cinco temas para os próximos anos: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar.

No final da reunião, ficou acertado a realização, no segundo semestre de 2021, de um evento sobre esses temas prioritários que também inclua a participação de empresas francesas e de atores econômicos brasileiros dos estados do Nordeste, a fim de facilitar parcerias e trocas de expertise.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES