“Contra injustiças, só silêncio, paciência e tempo”, diz Sarney

Presidente fez um balanço do semestre e mostrou relatório de atividades do Senado

Sarney desabafa no Senado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez um discurso de desabafo nesta sexta-feira (17), último dia de sessões da Casa, antes do recesso parlamentar.

?Contra as injustiças, só o silêncio, a paciência e o tempo?, declarou Sarney, de sua cadeira da presidência no plenário da Casa.

O presidente fez um balanço do semestre e apresentou um relatório de atividades realizadas no período. Os demais parlamentares que acompanham a sessão manifestaram solidariedade a Sarney. ?Não enxergo todo esse descrédito por parte da população brasileira. Por mais que se tente atribuir à população. Por tanto, senador Sarney, desejo boa sorte e um bom recesso?, afirmou o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou Sarney sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou os senadores de ?bons pizzaiolos? na quarta-feira (15). ?Pergunto ao senhor, presidente Sarney, se o senhor já falou com o presidente Lula para defender o Senado dessas declarações??, indagou Cristovam.

Sarney respondeu dizendo que entregaria o relatório de atividades do Senado ao presidente Lula. "E logo que estiver com ele (o presidente Lula), transmitirei as observações do senhor", disse Sarney.

?É preferível correr o risco de cometer injustiças contra esse ou aquele parlamentar, do que cometer injustiça contra a instituição?, afirmou Álvaro Dias (PSDB-PR).

O senador tucano questionou Sarney sobre a composição do Conselho de Ética da Casa e criticou as declarações do presidente do colegiado, que afirmou não estar preocupado com a opinião pública porque ela seria ?volúvel?.

?É um deboche para com essa Casa. Gostaria de saber se o conselho vai terminar de vez com a imagem dessa Casa. Para a opinião pública, é uma tragédia ética que se abateu sobre o Senado?

?Mesmo que seja com o seu sacrifício, em nome do meu partido faço esse apelo para que o senhor atue junto ao conselho para que ele possa julgá-lo de forma transparente e responsável perante a população brasileira?, discursou Dias. ?Apelo para que o senhor coloque acima de eventuais interesses de natureza política e integridade pessoal a sobrevivência do Senado?, concluiu Dias.

DENÚNCIAS

Sarney também falou da onda de denúncias contra ele e seus familiares: ?esqueceram o Senado para invadir a minha vida privada e a da minha família.?

Sobre o apoio dos partidos, lamentou ter perdido o apoio do DEM: ?Infelizmente, questões políticas se confundiram com a nossa administração. Lamento ter perdido o apoio do DEM?.

Sobre a bancada tucana, Sarney também ?lamentou não ter tido o apoio do PSDB na eleição? e aproveitou o discurso para agradecer a ?gratidão? dos partidos que o apóiam, ?o PT, o PMDB, o PTB e o bloco do governo?.

Em seu discurso e relatório de 14 páginas, o presidente do Senado enumerou 40 medidas adotadas por ele desde fevereiro. Sarney também falou do começo de sua terceira gestão na Casa.

?Assumi a presidência do Senado com o duplo desafio de renovar sua estrutura administrativa e restaurar sua atividade política. Infelizmente avaliei mal. As circunstâncias tornaram a reforma administrativa numa pretensa crise de desmoralização do Senado e inviabilizaram a discussão dos grandes temas de nosso momento político?, discursou.

Sarney disse que adotou medidas para ?a modernização do funcionamento da Casa e o saneamento dos graves problemas de natureza ética e legal?, que foram constatadas, segundo ele, quando foram examinadas as condições prevalentes de funcionamento da Casa. ?Em nenhum momento titubeei em tomar as mais sérias medidas cabíveis?, afirmou.

O presidente do Senado também lembrou as votações em plenário. Segundo o relatório, foram aprovadas duas emendas à Constituição, 15 medidas provisórias, 21 projetos de resolução (que modificam regras de funcionamento do próprio Senado), 64 aprovações de autoridades e embaixadores, 37 projetos de decreto legislativo e 19 projetos de lei do Congresso.

O texto de Sarney também lista a aprovação de 188 leis ordinárias. ?Como vêem, foi um ano de intenso trabalho legislativo, que conseguimos realizar apesar do instituto da medida provisória e da crise política que se personalizou em minha pessoa?, destacou.

Sarney afirmou que ?sempre agiu dentro do interesse do Senado? e que não é ?movido por sentimento menor?. O presidente acusou um jornal diário de ter iniciado ?uma campanha pessoal? contra ele, ?obrigando os outros jornais e emissoras de televisão a repercuti-la?, disse.

Sarney disse ter encontrado o Senado "em meio a crises". "Esta é a terceira vez que exerço a presidência do Senado. Nas três vezes encontrei o Senado em meio a crises. Reergui-o", afirmou.

"Os desafios, a carga de trabalho, os insultos, as ameaças não me amedrontam", avisou Sarney para, em seguida, concluir: "Estamos construindo um novo Senado".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES