Exclusivo Contrários a lei da igualdade salarial, deputados surpreendem com ato

Marcel Van Hatten e Adriana Ventura querem informações sobre a atuação do Governo Federal em relação às disparidades salariais entre homens e mulheres.

Adriana Ventura e Marcel Van Hatten | Divulgação/NOVO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deputados do NOVO, Marcel Van Hattem e Adriana Ventura, que votaram contra o projeto de lei de paridade salarial entre mulheres e homens, aprovado no último dia 4 na Câmara, protocolaram nesta segunda-feira, 22 de maio, um requerimento de informações ao Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho. Eles solicitam esclarecimentos sobre a atuação do Governo Federal em relação às disparidades salariais entre homens e mulheres.

Leia Mais

O requerimento tem o objetivo de obter informações sobre as ações implementadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para monitorar as diferenças salariais entre homens e mulheres, bem como os desafios enfrentados pela pasta na fiscalização dessas questões.

Os deputados questionam quais são as principais dificuldades encontradas na fiscalização das disparidades salariais e quais ações têm sido tomadas para monitorar as diferenças salariais entre homens e mulheres nos estabelecimentos. Eles também solicitam informações sobre os bancos de dados utilizados para esse monitoramento e se esses dados estão disponíveis ao público.

Além disso, os deputados pedem esclarecimentos sobre as métricas definidas para avaliar o sucesso de políticas públicas relacionadas à igualdade salarial, as variáveis que melhor explicam a remuneração e o peso da variável gênero nessa análise. Eles questionam onde podem ser encontrados relatórios e estudos sobre a disparidade salarial entre homens e mulheres, que utilizem métricas relevantes e cálculos estatísticos.

Outro ponto abordado é o protocolo para o prosseguimento da fiscalização caso sejam identificadas disparidades salariais com base nos dados disponibilizados pelos sistemas mencionados. Os deputados perguntam se existem estatísticas sobre autuações e multas aplicadas a estabelecimentos em razão da constatação de disparidades salariais motivadas por gênero desde 1988.

Por fim, os deputados solicitam informações sobre os planos do Governo Federal para promover a igualdade salarial no mercado de trabalho brasileiro, com base nos estudos produzidos pela pasta do Trabalho e Emprego.

Vale ressaltar que o projeto de lei da paridade salarial, aprovado pela Câmara, e que contou com a rejeição de Van Hatten e Ventura, exige a igualdade salarial e cria mecanismos de transparência a serem seguidos pelas empresas. Além disso, estabelece o aumento da fiscalização e das sanções administrativas. Em caso de descumprimento da igualdade salarial, prevê multa de dez vezes o maior salário pago pela empresa, sendo elevada em 100% em caso de reincidência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES