Convenção de Rafael Fonteles e Wellington Dias tem data definida; confira!

Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

Convenção do PT | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fase final para a consolidação das candidaturas, a convenção da federação PT, PV e PC do B teve a data definida. O evento ocorrerá no dia 23 de julho e confirmará a indicação de Rafael Fonteles na disputa ao Governo do Piauí, e Wellington Dias no pleito do Senado.

A informação foi confirmada pela equipe de comunicação do ex-secretário de Fazenda.

Leia Mais

Rafael Fonteles em evento de pré-campanha (Foto: Divulgação)O QUE SÃO AS CONVENÇÕES - Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

Caso o estatuto do partido não possua normas para escolha e substituição dos candidatos nem para formação de coligações, o órgão de direção nacional do partido deverá estabelecê-las e publicá-las no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.

Durante as convenções será sorteado, em cada circunscrição, o número com o qual cada candidato irá concorrer (identificação numérica). Aos partidos políticos fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior e aos candidatos, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. Deputados federais, estaduais ou distritais, assim como vereadores, podem solicitar novo número ao órgão de direção de seu partido, independente do sorteio.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES