Covid-19: 54% acreditam em efeito devastador na economia do Brasil

Pesquisa mostra que 85% consideram a pandemia muito preocupante e só 15% acham que é 'histeria'

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de modificações ao panorama social e econômico em escala global. Nisto, os reflexos na vida dos brasileiros, promovidos principalmente por ações direcionadas ao isolamento, podem ser sentidos diariamente, com a mudança brusca na rotina das cidades. Para entender a percepção do brasileiro sobre o novo coronavírus, o site ‘Valor Econômico’, por meio da Consultoria Travessia – Estratégia e Marketing fez uma pesquisa quantitativa telefônica nos dias 20 e 21 de março, com 1 mil entrevistados, em todo o território nacional, com margem de erro de 3,0% e nível de confiança de 95%.

O levantamento mostra que ampla maioria da sociedade já ouviu falar sobre o novo coronavírus, os que deram resposta afirmativa somam 99%; apenas 1% indicaram não ter conhecimento.

Outro ponto importante da pesquisa é o indicativo de que a população sabe quais medidas para adotar e evitar o contágio, de modo que 94% dos entrevistados afirmaram que têm conhecimento de tais métodos e apenas 6% indicaram que não sabem.

Informados sobre a Covid-19, 68% dos entrevistados indicam que o novo coronavírus é extremamente preocupante e que possuem medo de se infectarem; 17% indicam que é preocupante, mas só atinge os mais velhos, enquanto 15% indicam que está ocorrendo uma histeria e não têm tanta preocupação. Somados, os entrevistados que estão preocupados com o novo coronavírus chega a 85% do total.

 Maioria crê em efeito devastador da pandemia na economia

Enquanto alguns grupos seguem defendendo a reabertura de algumas atividades nas principais cidades do país, a maioria da população está ciente de que o problema é grave e não será superado com rapidez. A pesquisa divulgada pela Valor Econômico aponta que 48% dos entrevistados acreditam que o Brasil conseguirá superar a epidemia do coronavírus em alguns meses, 22% indicam que demorará muito tempo; já 17% estão mais otimistas e crêem que a superação vai ocorrer em poucas semanas, enquanto 13% não souberam avaliar. Somados, os grupos que acreditam na recuperação em alguns meses e que demorará muito tempo, atingem a marca de 70%.

Neste âmbito, questionados sobre a avaliação das consequências econômicas que a pandemia deixará, 54% indicaram que serão devastadoras e nos prejudicará pelos próximos períodos; 31% apontam que causará paralisação momentânea, mas assim que sanar retomará o crescimento; 11% não souberam avaliar, enquanto somente 4% acreditaram que não ocorrerá nada demais.

 Atuação de Bolsonaro é aprovada por apenas 28%

Com uma atuação criticada por diversos grupos, e até mesmo por políticos aliados, as ações tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também foram alvo da avaliação da pesquisa. Questionados, 50% indicaram que desaprovam a atuação do presidente, 28% apontam que aprovam, e 22% não souberam avaliar. Neste indicativo, é importante ressaltar que a desaprovação é maior entre as mulheres (55%) do que entre os homens (45%).

Por regiões, o Nordeste é onde o presidente têm a atuação mais criticada, 58% desaprovam, enquanto 22% aprova e 20% não souberam avaliar. No Sudeste 51% desaprovam, 26% aprovam e 23% não souberam avaliar.

No Sul, a desaprovação chega a 43%, enquanto a aprovação é de 33% e 24% não souberam avaliar. O levantamento compilou o Norte com o Centro-Oeste, onde 41% desaprovam, 37% aprovam e 22% não souberam avaliar.

Desaprovação é maior entre os mais ricos

Por faixa etária, a desaprovação da atuação do presidente também domina em todos os âmbitos. Com destaque para os entrevistados entre 16 e 24 anos, onde a desaprovação atinge 75%.

No demonstrativo por renda familiar, a ação de Bolsonaro na crise gerada pelo novo coronavírus tem a maior desaprovação no grupo dos mais ricos, ou seja, que recebe mais de 10 salários mínimos, nesta faixa 55% desaprovaram; 26% aprovaram e 19% não souberam avaliar.

Por religião o demonstrativo aponta algumas mudanças, no grupo dos evangélicos os que aprovam a ação de Bolsonaro no enfrentameto da crise são 37% do total ante 35% que desaprovam; enquanto 28% não souberam avaliar. Por sua vez entre os católicos, 57% desaprovam, 24% aprovam e 19% não souberam avaliar. Dentre as outras religiões, 64% desaprovam; 22% aprovam e 14% não avaliaram.

64% não confiam na capacidade do presidente

Líderes do mundo todo vêm buscando saídas para minimizar os problemas ocasionados pela pandemia do novo coronavírus; no Brasil, a pesquisa da Valor Econômico, indicam que 64% dos entrevistados não confiam na capacidade do presidente Jair Bolsonaro em gerenciar a crise, ante 24% que confiam. Os que não souberam avaliar somam 12%.

Quanto a atuação do Congresso Nacional, 35% desaprovam, 22% aprovam e 43% não souberam avaliar. No que diz respeito a atuação do Supremo Tribunal Federal diante da crise gerada pelo novo coronavírus, 53% não souberam avaliar, 29% desaprovam e 18% aprovam.

Atuação dos governadores é aprovada por 70%

Ao contrário da avaliação do presidente, do Congresso e do STF em relação a crise, a visão dos entrevistados sobre os governadores é positiva, sendo que 70% aprovam, 19% desaprovam e 11% não souberam avaliar. A aprovação é maior entre os homens (72%) do que entre as mulheres (68%).

A aprovação dos governadores é maior na região Sul, onde 80% dos entrevistados avaliam positivamente, e menor no Nordeste, onde a aprovação é de 67%.

Quanto a atuação dos prefeitos, 52% aprovam, 30% desaprovam e 18% não souberam avaliar. No demonstrativo por gênero a aprovação também é maior entre os homens (53%), entre as mulheres o índice é de 51%.

Por regiões, a melhor avaliação dos prefeitos novamente é no Sul (66%) e menor no Norte/Centro-Oeste (que foram compilados na pesquisa), chegando a apenas 43%.

84% concordam com as medidas de restrição

A pesquisa do Valor Econômico também sintetiza que os brasileiros estão cientes das medidas defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tanto que 84% concordam com as determinações impostas de proibir aulas, aglomerações e a recomendação do toque de recolher para as pessoas.

O levantamento sintetiza que apenas 12% discordam das medidas restritivas, enquanto 4% não souberam avaliá-las.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES