CPI da Covid: Renan Calheiros volta atrás em pedido de indiciar Heinze

Luis Carlos Heinze havia sido incluído na lista de sugestões de indiciamento por incitação ao crime

Luis Carlos Heinze | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após pedidos de senadores na CPI da Covid, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) voltou atrás de sugerir o indiciamento do senador Luis Carlos Heinze, também membro da comissão.

- CPI da Covid pede indiciamento de 78 pessoas e 2 empresas; veja quem são!

Heinze havia sido incluído na lista de sugestões de indiciamento por incitação ao crime. Renan Calheiros tomou a decisão da inclusão ao atender a um pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), feito após Heinze realizar a leitura de um resumo de seu relatório paralelo. O senador gaúcho defendeu o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e criticou o trabalho da CPI.

Em sua fala, Heinze afirmou que os membros da comissão se "negaram" a analisar "mais de 284 estudos da literatura médica sobre hidroxicloroquina". Segundo ele, a comissão "inventou crimes do governo" em uma "engenharia para atribuir culpa" ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Senador Luis Carlos Heinze Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senadores governistas contestaram o indiciamento de Heinze. "Faço um apelo, sei que os nervos estão aflorados há seis meses, mas uma medida como essa passa um revanchismo e perseguição [...]. É uma covardia, estão colocando parlamentares em crimes que não estão inscritos, por crimes de opinião", disse Eduardo Girão (Podemos-CE).

O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), classificou a atitude como uma "decisão acalorada" e fez um apelo por uma "nova reflexão sobre essa manifestação".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES