CPI da Pandemia deve votar a convocação de governadores e prefeitos

A lista dos gestores que serão convocados ainda não foi divulgada.

CPI da Pandemia | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A convocação dos nove governadores e 12 prefeitos e ex-prefeitos será votada na CPI da Pandemia nesta quarta-feira, 25. Eles serão convocados para depor sobre suspeitas de desvio de recursos para o combate ao coronavírus em estados e capitais. 

A lista dos gestores que serão convocados ainda não foi divulgada. Mas o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, anunciou em uma rede social que o colegiado deve apreciar mais de 200 requerimentos.

"Logo mais retomaremos os trabalhos da CPI. Hoje e quinta, depoimentos. Amanhã, votação de mais de 200 requerimentos. Semana promete. Vamos votar requerimentos para a convocação de pelo menos nove governadores e 12 prefeitos e ex-prefeitos — estados e capitais onde a Polícia Federal investiga suspeitas de desvio de recursos de combate à covid", escreveu.

A pauta divulgada pela CPI da Pandemia para a reunião de amanhã prevê a votação de 42 requerimentos. O documento ainda não inclui os pedidos de convocação dos gestores estaduais e municipais. Os senadores devem votar a reconvocação do ex-ministro Eduardo Pazuello e a convocação do empresário Carlos Wizard, suspeito de integrar um “ministério paralelo da Saúde”.

Senadores devem votar 15 requerimentos (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Os senadores devem votar ainda 15 requerimentos de informações. Há ainda requerimentos de informações para Instituto Butantan, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Federal de Medicina (CFM), governos estaduais, prefeituras e as empresas Wuxi Biologicals e Sinovac.

A CPI da Pandemia pode votar 24 requerimentos para convite a testemunhas. Os senadores querem ouvir médicos e pesquisadores sobre tratamentos e protocolos usados no enfrentamento à covid-19. Os parlamentares também podem chamar para depor representantes da empresa White Martins, responsável pelo fornecimento de oxigênio à cidade de Manaus (AM).

Outro requerimento na pauta recomenda que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revogue uma nota informativa com orientações para o “tratamento precoce” de pacientes com covid-19. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES