CPI das ONGs deve entrar em funcionamento nesta terça-feira

CPI das ONGs deve entrar em funcionamento nesta terça-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de duas tentativas frustradas de instala??o dos trabalhos, a Comiss?o Parlamentar de Inqu?rito (CPI) destinada a apurar irregularidades em organiza?es n?o-governamentais (ONGs) e organiza?es de sociedade civil de interesse p?blico (Oscips) dever? realizar nesta ter?a-feira (4) sua primeira reuni?o, ap?s a ordem do dia. Na ocasi?o, dever?o ser escolhidos o presidente e o vice-presidente do colegiado.

De acordo com seu requerimento de cria??o, a CPI das ONGs, composta por 11 senadores titulares e sete suplentes, investigar?, no prazo de 120 dias, den?ncias de irregularidades na libera??o de recursos p?blicos para ONGs e Oscips, bem como a utiliza??o, por essas entidades, destes e de outros recursos por elas recebidos no exterior, no per?odo de 1999 a 2007.

Na ?ltima tentativa de instala??o, ocorrida no dia 22 de agosto, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), designado presidente por ser o membro mais idoso, foi o ?nico a comparecer ? reuni?o. Suplicy atribuiu a falta de qu?rum ? aus?ncia de um consenso para a escolha dos dirigentes do colegiado.

As den?ncias que deram origem ? CPI das ONGs surgiram em setembro de 2006. No entanto, o senador Her?clito Fortes (DEM-PI), autor do requerimento de cria??o, preferiu adiar sua instala??o para depois das elei?es. ? ?poca, Her?clito explicou que a CPI teria a miss?o de separar as ONGs que auxiliam o governo na presta??o de servi?os ? popula??o daquelas que se utilizam de prest?gio junto aos governantes para ter acesso a recursos "que ningu?m sabe como s?o aplicados".

Em dezembro, envolvidos com a conclus?o da CPI dos Sanguessugas, os parlamentares perceberam que n?o haveria tempo h?bil para dar in?cio a uma outra investiga??o, e optaram por transferir a CPI das ONGs para a legislatura seguinte. No dia 15 de mar?o de 2007, o requerimento de instala??o do colegiado foi lido em Plen?rio, mas um novo acordo adiou novamente o in?cio dos trabalhos para o segundo semestre deste ano.

A reuni?o ser? realizada na sala 2 da Ala Nilo Coelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES