CPI do Transporte: Vereador Dudu diz que edital de licitação é descumprido

Presidente da CPI disse que vai cobrar o cumprimento do edital de licitação.

CPI na Câmara | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário Afrânio Euclides de Sousa foi ouvido nesta quinta-feira, 20, na CPI do Transporte Público, na Câmara Municipal de Teresina. O empresário, dono da empresa Emvipi, que faz parte do Consórcio Poty, é responsável pelas linhas da zona Norte de Teresina.

Na oitiva, o depoente apontou o poder público como o principal culpado pelo desmoronamento dos serviços de transporte coletivo, devido à falta de repasses e descumprimento do contrato.

O empresário apontou que os repasses da Prefeitura Municipal de Teresina e a pandemia acabou o transporte público de Teresina e disse que  a PMT está devendo recurso do último acordo e falou que enquanto há o acordo vigente, não há o repasse mensal não repassado. "A licitação forçou a receber o passageiro e andar por Teresina e quem vai pagar a diferença", questiona o empresário.

Presidente da CPI, o vereador Dudu (PT) falou que o empresário não é criminalizado. "No entanto, quem é criminalizada e calejada e jogada aos cantos é a população sem transporte", disse.

CPI ouviu empresário da Emvipi nesta quinta-feira, 20

O vereador disse que o depoente trouxe dados importantes e apresentou muitas questões à luz. "Ele colocou que o sistema está parado por falta de pagamentos e disse que as empresas se comprometeram a assinar com a realização de melhorias de sistemas, de condições contratatuais assinadas por eles", disse.

Ao longo de 5 anos já foram feitos entre 3 a 4 acordos. "Uma licitação no sexto de execução com 4 acordos judiciais. Se pagar agora, vai resolver?", questiona o vereador.

Segundo o vereador, com os depoimentos, viu a necessidade de mexer no conjunto todo dessa licitação. "Temos que pactuar para que ela seja operativa, pois pior que os empresários, é o povo que paga à vista por um transporte ruim", diz o vereador, enfatizando que vai cobrar no edital quais foram as garantias que as empresas deram e, inclusive, com a condição técnica e financeira para executar o edital, que vem sendo descumprido ao longo desses 6 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES