Crise Yanomami: o que foi feito uma semana após visita de Lula a Roraima

Instalação e funcionamento do hospital de campanha na Casai, investigação de genocídio e resgate de indígenas estão entre as ações. Terra Yanomami enfrenta crise sanitária sem precedentes.

yanomami | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami esteve nesta semana no centro das discussões políticas em razão da grave crise sanitária que vivem adultos e crianças da comunidade. São dezenas de casos de malária e desnutrição grave. A situação se agravou muito nos últimos anos, com o descaso do governo Bolsonaro e o avanço do garimpo ilegal.

 Criança com costelas aparentes no colo do pai Yanomami em hospital de Boa Vista — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Há pouco mais de uma semana, o governo federal declarou emergência de saúde pública para agilizar a assistência aos indígenas.

O presidente Lula visitou Roraima no dia 21 e classificou a situação dos Yanomami como desumana. "O que vi, me abalou", disse.

Emergência de saúde pública e visita de Lula

Na noite de sexta-feira (20), anterior à viagem de Lula, o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar à desassistência sanitária no território Yanomami.

Além disso, Lula criou o Comitê de Coordenação Nacional para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população. O plano de ação deve ser apresentado no prazo de 45 dias, e o comitê trabalhará por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado.

Presidente Lula esteve em Roraima e falou das ações para enfrentar crise sanitária na sáude Yanomami: 'desumano o que vi' — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Na visita a Roraima, o presidente, acompanhado de sete ministros – entre eles Nísia Trindade, da Saúde, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas – esteve por cerca de duas horas dentro da Casa de Saúde, na zona rural de Boa Vista. Ao sair, todos se disseram impressionados com o que viram.

Antes da visita de Lula, técnicos do Ministério da Saúde foram enviados para a Terra Indígena para elaborar um diagnóstico da situação. Em quatro dias, resgataram ao menos oito crianças em estado grave, com quadros severos de desnutrição e malária.

Além disso, o Ministério da Saúde abriu inscrições para profissionais da saúde atuarem na resposta à crise humanitária.

Cenas de guerra

Integrante da comitiva de Lula, o secretário de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, ficou em Roraima e embarcou para Surucucu. Ao retornar, disse que as equipes estavam fazendo uma verdadeira operação de guerra para resgatar os doentes.

Na primeira semana, ao menos mil indígenas foram resgatados e atendidos. Tapeba disse que ia propor ao Ministério da Saúde a instalação de um hospital de campanha dentro da Terra Indígena.

Na segunda-feira (23), 12 profissionais da saúde, vinculados à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), chegaram a Roraima para reforçar os atendimentos na Casa de Saúde Indígena (Casai), unidade que enfrentava superlotação: havia 715 indígenas internados, o dobro da capacidade de 300 vagas. O hospital de campanha anunciado por Lula começou a funcionar na sexta-feira (27). A estrutura, que é da Força Aérea Brasileira (FAB), foi montada na área externa da Casai.

Crianças Yanomami resgatadas neste domingo, 22 de janeiro de 2023 — Foto: Weibe Tapeba/Sesai/Divulgação

Hospital de campanha

O hospital de campanha montado para atender indígenas Yanomami doentes começou a funcionar na sexta-feira (24), em Boa Vista. A estrutura é da Aeronáutica e fica na área da Casa de Saúde Indígena (Casai), região de Monte Cristo, zona rural da cidade.

O hospital tem estrutura para estabilizar o paciente, mas não para internação – neste caso, os indígenas que precisarem serão enviados para o Hospital Santo Antônio, no caso de crianças, e ao Hospital Geral de Roraima, no caso de adultos.

A previsão é que o hospital faça cerca de 40 atendimentos por dia, podendo chegar a 300, caso seja necessário.

Na estrutura há atendimento nas especialidades de pediatria, ginecologia, clínica médica, ortopedia, neonatologia e radiologia; além dos equipamentos de ultrassom e dos exames laboratoriais. Cerca de 30 militares integram a equipe da unidade.

Mesmo antes de abrir oficialmente nesta sexta, crianças já estavam sendo atendidas por pediatras no local, devido à urgência da crise.

Militar segura bebê Yanomami no Hospital de Campanha em Boa Vista — Foto: FAB/Divulgação

Investigação por genocídio

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que esteve em Roraima com Lula, determinou abertura de inquérito policial para apurar o crime de genocídio e crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.

Na quarta-feira (25), a Polícia Federal abriu inquérito para investigar se houve crime de genocídio e omissão de socorro na assistência dada pelo governo federal aos Yanomami. A investigação foi aberta a pedido de Dino e vai tramitar em Roraima. Na sexta, foram feitas diligências na Casai.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou no dia 22 de janeiro que a situação de penúria da população do território Yanomami é "inaceitável". Ele disse que a apuração das responsabilidades é "urgente".

Doação de leite e remédios

Na quinta-feira (26), um carregamento de medicamentos e composto lácteo nutricional foi entregue na Casai.

Ao todo, foram doadas mais de 16 mil latas de composto nutricional, que é um tipo de leite usado no tratamento de combate à desnutrição infantil e adulta, além de mais de 203 mil unidades de medicamentos.

Internet na Terra Yanomami

O Ministério das Comunicações anunciou na quinta-feira que vai ativar sinal de banda larga na Reserva Indígena Yanomami, em Roraima.

Serão 15 pontos de acesso a serem utilizados pela população local e pelas equipes enviadas a Roraima para socorrer a crise humanitária e de saúde vivida pelos Yanomami.

Segundo o ministro Juscelino Filho, em material divulgado pelo governo, o número equivale a mais que o dobro dos pontos de internet já existentes na região.

Agora, neste domingo (29), uma comitiva do Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) chega no estado pra apurar as violações de direitos humanos que ocorreram com os indígenas Yanomami.

A missão ocorre de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e contará com a participação da secretária-Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira; do secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves; secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão Araújo e do Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES