Cúpula não avança em acordo para resolver drama de brasileiros em Portugal

A ministra Nísia Trindade destacou que os sistemas de saúde enfrentam pressões de novos agravos e dificuldades de provimento.

Nísia Trindade participa da Cúpula em Portugal | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Cúpula Luso-Brasileira, realizada neste sábado (22), abordou questões relacionadas à inserção de médicos e pacientes brasileiros no Sistema Nacional de Saúde (SNS) em Portugal, porém, apesar dos avanços no diálogo, não foi firmado um acordo para solucionar os problemas levantados.

A ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, destacou que as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para ingressar no SNS estão na pauta de cooperação entre os dois países. Ela ressaltou que ambos os sistemas de saúde têm a visão de serem abertos, para atender tanto nacionais quanto imigrantes, e que é necessário trabalhar para garantir o acolhimento dos brasileiros em Portugal. Pacientes e profissionais da saúde brasileiros têm relato episódios de discriminação e dificuldade para ingressar no SNS. 

Leia Mais

Nesse sentido, as autoridades portuguesas afirmaram que o país vê de forma positiva a entrada de brasileiros no Sistema. A ministra Nísia Trindade destacou que os sistemas de saúde enfrentam pressões de novos agravos e dificuldades de provimento, e que a pauta relacionada aos profissionais da saúde brasileiros que desejam trabalhar em Portugal será incluída em uma nova agenda de discussões entre as autoridades dos dois países.

Violência nas escolas: 225 pessoas foram presas e 756 perfis derrubados

Flávio Dino autoriza Força Nacional para auxiliar PF na terra Yanomami

Flávio Dino autoriza prorrogação da Força Nacional no Rio Grande do Nort

Outro ponto de discussão é a obtenção de autorização de trabalho para médicos e enfermeiros brasileiros. A expectativa é de que a cooperação entre Brasil e Portugal possa avançar na busca de soluções para essas questões, garantindo que os brasileiros sejam acolhidos adequadamente pelo Sistema Nacional de Saúde português.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES