Daniel Silveira diz que decisão de Moraes é “inadmissível” e “inaceitável”

Deputado recuou e admitiu que cumprirá a decisão, desde que o plenário da Câmara decida sobre a validade da ação penal.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) declarou nesta quarta-feira (30), que vai cumprir a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), quando os deputados decidirem em plenário sobre a validade da ação penal. O congressista promete ficar alojado na Câmara até que os parlamentares se debrucem sobre o tema. Silveira passou a noite no gabinete em protesto contra a decisão de determinar que a Polícia Federal recoloque a tornozeleira eletrônica no congressista, também o proibindo de participar de eventos públicos.

 Além disso, ele não poderá se ausentar do Rio de Janeiro, salvo para ir a Brasília para exercer o mandato de deputado federal. A fala de Silveira ocorreu na abertura da sessão plenária para votação de proposições legislativas. O deputado classificou a decisão de Moraes, que o obriga a recolocar a tornozeleira eletrônica, como “inadmissível” e “inaceitável”. Ele disse, porém, não se recusar a cumprir ordens judiciais. 

Silveira diz que decisão de Moraes é inadmissível: (Foto: Paulo Sérgio/ Câmara dos deputados)

“O que ocorre é que se trata de uma ordem judicial emanada pelo ministro e que coloca em xeque todo Parlamento e Poder Legislativo. Ele impõe medidas cautelares em um deputado antes que isso seja analisado pela Casa. E o julgamento da ADI 5526 é muito claro: tem que passar pela Casa, caso aconteça de atrapalhar direta ou indiretamente o livre exercício do mandato parlamentar”, defendeu.

Para o deputado, a determinação “abre precedente contra o Legislativo e uma escalada de autoritarismo por uma única pessoa”. “Isso é inadmissível”, disparou. “Até aceito sim a imposição, quando os deputados decidirem se vai ser ou não aplicada”, completou. Daniel Silveira narrou ser vítima de uma “persecução política”. 

“Uma persecução eivada de vícios formais desde o início, esse processo já deveria ter sido anulado porque nasce com fulcro em inquéritos constitucionais. É inaceitável. Por isso, peço o respeito às imunidades parlamentares e aceito a decisão sim, quando os deputados decidirem dessa maneira”, completou.

Ele quer que a Câmara paute e suste a decisão de Moraes. No plenário, na terça-feira à tarde (29/3), o deputado disse que não cumpriria a decisão do ministro e chamou Moraes de “sujeito medíocre”. Pouco depois, o ministro do STF autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais a cumprir a decisão dentro da Câmara, se necessário.

Fonte: Metrópoles



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES