Datafolha: Para 55%, Bolsonaro tem responsabilidade por atos terroristas

A pesquisa foi feita com 1.214 entrevistados pelo país. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares

Bolsonaro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JOELMIR TAVARES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Jair Bolsonaro (PL) é considerado responsável pelos ataques golpistas em Brasília por 55% da população, segundo pesquisa Datafolha. Os brasileiros com essa opinião se dividem entre os que acham que o ex-presidente teve muita responsabilidade (38%) e os que consideram que teve um pouco (17%).

Para 55%, Bolsonaro tem responsabilidade por atos terroristas

Para 39%, ele não teve nenhuma responsabilidade nos ataques; 6% não sabem responder.

Bolsonaro disse em rede social que depredações "fogem à regra" da democracia e comparou o atentado a protestos da esquerda, em meio à discussão de que insuflou a rebelião por ter indicado apoio a manifestações de apoiadores diante de quartéis e jamais ter reconhecido abertamente a derrota eleitoral.

O levantamento do instituto mostra ainda que 45% das pessoas concordam com a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que Bolsonaro (a quem se referiu como "genocida") estimulou os atos violentos. Desses, 34% concordam totalmente com o petista, e 11% o fazem apenas em parte.

Entretanto um universo de 45% discorda da avaliação de Lula, sendo 31% os que divergem totalmente e 14% os que discordam dele em parte. Há ainda uma fatia de 2% que não concorda nem discorda com a afirmação do presidente e um grupo de 8% que não sabe responder.

No domingo (8), em seu primeiro pronunciamento após o levante, o atual chefe do Executivo disse que Bolsonaro sempre estimulou a invasão às sedes do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso e que só não incentivava que entrassem à força no Palácio do Planalto porque estava lá dentro. "Isso [ataque] também é da responsabilidade dele, dos partidos que sustentam ele", afirmou.

A pesquisa foi realizada nesta terça (10) e quarta (11), com 1.214 pessoas espalhadas pelo país. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares, usados por cerca de 90% da população. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A grande maioria (96%) dos entrevistados tomou conhecimento dos eventos do fim de semana. Além disso, a maioria (93%) se declara contra a destruição dos prédios públicos ocorrida na capital federal.

O Datafolha também perguntou se a opinião que o entrevistado tem sobre Bolsonaro mudou ou continua a mesma após as cenas de insurreição e desprezo à democracia protagonizadas por simpatizantes do ex-presidente. A impressão de antes se manteve para 80% das pessoas, e 4% não sabem responder.

Para 16%, no entanto, a opinião pessoal sobre o ex-presidente se alterou. Desses, 11% dizem que ela mudou para pior, e 5% afirmam que foi para melhor. A tendência de prejuízo à imagem de Bolsonaro também tem ocorrido no ambiente virtual, com a popularidade dele caindo ao menor patamar desde 2019.

Apenas 2% dos entrevistados disseram participar de algum grupo de apoio a Bolsonaro no WhatsApp ou no Telegram. Os aplicativos de troca de mensagens foram usados para mobilizar caravanas para Brasília e organizar a marcha da selvageria rumo à praça dos Três Poderes.

Todos os que declaram estar em grupos bolsonaristas dizem ter votado no político de extrema direita em 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES