Decisão de Lula sobre o TSE aumenta pressão para mulher em próxima vaga

Um dos nomes mais fortes é o da advogada Gabriela Araújo, para uma vaga de ministra substituta na corte

Decisão de Lula sobre o TSE aumenta pressão para mulher em próxima vaga | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de nomear dois homens para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve aumentar a pressão por uma escolha feminina para as próximas indicações. Um dos nomes mais fortes é o da advogada Gabriela Araújo, para uma vaga de ministra substituta na corte. Ela é coordenadora-adjunta do grupo jurídico Prerrogativas, alinhado ao governo.

Outro efeito da escolha de Lula, que frustrou defensores de que ao menos uma vaga fosse feminina, é aumentar a pressão por indicações de mulheres para o Superior Tribunal de Justiça e sobretudo para o Supremo Tribunal Federal. Na corte suprema, a próxima vaga a ser aberta é de uma mulher, a atual presidente, Rosa Weber.

Lula escolhe André Ramos Tavares e Floriano Azevedo para o TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou hoje (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou os advogados Floriano Azevedo Marques e André Ramos Tavares para as duas vagas de ministros efetivos que estavam abertas na Corte. A informação ainda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto.

O anúncio foi feito durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, mais cedo, aprovou uma lista com quatro nomes para serem indicados por Lula. São as primeiras indicações do presidente para o TSE no terceiro mandato. O advogado Floriano de Azevedo Marques é professor e ligado a Alexandre de Moraes. André Ramos Tavares já atua como ministro substituto no TSE. As advogadas Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Daniela Borges foram preteridas das nomeações.

(Com informações da Folhapress - Fábio Zanini e da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES