Defensoria Pública recebe reforma e garante mais agilidade nos atendimentos

A reforma garantiu a climatização, ampliação e modernização de espaços na DPE

Defensoria Pública recebe reforma e garante mais agilidade nos atendimentos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias e o coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, participaram, nesta sexta-feira (5), da entrega da reforma do prédio da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). O imóvel está totalmente climatizado, teve o espaço para o Primeiro Atendimento ampliado, além de contar com um novo auditório, brinquedoteca e salas devidamente adequados para diretorias e coordenações.

“A Defensoria Pública do Estado recebeu investimentos em obra e equipamentos, cerca de 5 milhões de reais. Esta casa que acolhe as pessoas que mais precisam e o defensor é o advogado daqueles que não podem pagar pelo serviço de um advogado. O Piauí, pelos princípios constitucionais, garante o acesso à defesa por meio da DPE, com uma dedicação especial de todos os defensores. Então, eu comemoro, hoje, a entrega deste um local digno e adequado para execução do seu trabalho”.

O novo auditório do local recebeu o nome de Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, que no ano de 1770 escreveu ao governador do Estado do Piauí, denunciando os maus-tratos que, tanto ela quanto suas companheiras e seus filhos, sofriam. Devido a essa carta, Esperança Garcia recebeu o título simbólico pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí de primeira advogada do estado e tornou-se um símbolo nacional.

A sede da DPE também teve reformados os sistemas elétrico e hidráulico, assim como implementados projetos de combate a incêndio, sistema de proteção contra descargas elétricas e um novo sistema de Tecnologia da Informação, trazendo mais rapidez e segurança para os dados. A fachada foi modernizada, trazendo para a edificação leveza e requinte por meio dos materiais utilizados, vidros e alumínio composto.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, ressaltou que a reforma traz dignidade tanto para os que buscam os serviços como para os defensores e funcionários do local. “É um momento histórico para a instituição, pois além da reforma tivemos uma ampliação do prédio, agora possuímos um auditório muito bem estruturado, bem organizado, aumentamos o espaço para o primeiro atendimento, ampliamos as salas de atendimentos, tínhamos um espaço que limitava a quantidade de pessoas e agora dobramos a capacidade. Essa reforma também traz dignidade tanto para as pessoas que buscam os serviços, como também para os funcionários”.

O coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a reforma traz agilidade e qualidade no atendimento à população. “Quero parabenizar à DPE que, com seu próprio orçamento, fez essa reforma com ampliação e modernização da sua sede dando melhores condições de trabalho para os defensores, servidores da casa e também deu mais condições de atendimento ao cidadão, principalmente, para as pessoas mais vulneráveis do Piauí o que é a principal missão da Defensoria Pública do Estado”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES