Deltan provoca Gilmar Mendes: “Curitiba não tem o germe do fascismo”

A publicação faz referência à entrevista de Gilmar Mendes ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no início do mês

Deltan provoca Gilmar Mendes: "Curitiba não tem o germe do fascismo" | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma crítica direcionada ao ministro Gilmar Mendes, que é o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), cassado de seu cargo, afirmou no último domingo, dia 21, que Curitiba 'não tem o germe do fascismo'.

"Curitiba tem o germe da democracia, da honestidade, da integridade e do combate à corrupção", escreveu nas redes sociais depois de participar de um ato na cidade contra a decisão que o deixou inelegível pelos próximos oito anos.  

A publicação faz referência à entrevista de Gilmar Mendes ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no início do mês. O ministro afirmou que Curitiba foi o 'germe do fascismo' e ajudou a eleger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018.  Ao discursar para apoiadores no ato deste domingo (21), Dallagnol já havia atacado o ministro. O ex-procurador afirmou que outros parlamentares que fizeram críticas a tribunais superiores podem ser cassados.

"Eu acredito na liberdade de ter um Supremo Tribunal com um ministro que não diga que Curitiba é o germe do fascismo. Porque eu quero dizer para você: Curitiba não é o germe do fascismo. Curitiba é o ambiente da democracia", disparou.  

A decisão de cassar o mandato de Dallagnol é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros entenderam que ele tentou burlar a Lei da Ficha Limpa. O ex-chefe da Operação Lava Jato ainda tem a possibilidade de buscar a restituição de seu mandato, mas é necessário que aguarde fora do cargo. Os recursos podem ser encaminhados tanto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, as chances de sucesso são consideradas reduzidas: a decisão na Corte Eleitoral foi unânime e no STF há uma maioria contrária à Lava Jato, liderada, ironicamente, pelo próprio Gilmar Mendes.  

Moro defende Deltan em Marcha para Jesus e pede orações 'para ter justiça'

O senador e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União-PR) defendeu o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) em discurso na Marcha para Jesus na manhã deste sábado (20), em Curitiba, no Paraná. Moro discursou em cima de um carro de som, ao lado de Deltan. Segundo ele, o ex-deputado foi cassado porque o Brasil "vive uma fase de ódio no coração e mente de algemas pessoas".  

(Com informações do O Dia)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES