DEM contesta medida provisória que altera Código Florestal

O anúncio foi recebido com críticas da oposição à ação do Executivo

A medida provisória visa a incorporar as mudanças e preencher os vazios legais no Código Florestal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A medida provisória (MP) anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) com mudanças no texto do Código Florestal aprovado pelo Congresso foi contestada pelos Democratas. O partido informou que vai entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida, que será publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

"O governo não pode editar medida provisória sobre matéria que já foi votada e aprovada no Congresso Nacional antes que analisemos os vetos. Isso é inconstitucional", disse o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

A medida provisória visa a incorporar as mudanças e preencher os vazios legais no Código Florestal depois dos vetos da presidente, anunciados na sexta-feira. A decisão do governo levou em conta os pontos de consenso entre Câmara e Senado e expressou preocupação com itens que possam indicar conflito entre desenvolvimento e meio ambiente ou causar problemas jurídicos.

O anúncio foi recebido com críticas da oposição à ação do Executivo, que fez 12 vetos com 32 modificações no Código Florestal. "Eu desafio a presidente Dilma a implantar recomposição de áreas de proteção permanente no agreste nordestino onde não se tem nem água para população", declarou Caiado.

Tanto o veto da presidente quanto a medida provisória, quando apresentados, terão de ser votados pelos parlamentares. Com a MP, o governo federal pretende resolver, entre outros temas, uma das questões mais controversas do código: a recomposição gradual, mas obrigatória, de áreas de preservação permanente de acordo com o tamanho da propriedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES