DEM prepara quinto processo contra Renan Calheiros

DEM prepara quinto processo contra Renan Calheiros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O partido Democratas pode apresentar ? Mesa Diretora do Senado esta semana a quinta representa??o contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedindo a cassa??o de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. Acusado de mandar espionar os senadores Dem?stenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO), Renan ter? de vir a p?blico e prestar esclarecimentos sobre a den?ncia, para evitar novo processo.

"N?o podemos entender a not?cia como verdade absoluta, mas se imp?e que Renan d? explica?es sobre este assunto o mais r?pido poss?vel e que o (ex-senador) Francisco Esc?rcio, que ? seu funcion?rio no gabinete da presid?ncia, fale ou seja demitido", cobra o l?der do DEM no Senado, Jos? Agripino Maia (RN). Esc?rcio est? sendo acusado de participar da opera??o de espionagem dos dois senadores que est?o na linha de frente contra Renan no Conselho de ?tica e Decoro Parlamentar do Senado. A not?cia foi publica na sexta-feira no Blog do Noblat e na Veja desta semana.

Amanh? mesmo, Agripino vai procurar o l?der do PSDB, senador Arthur Virg?lio (AM), propondo que os dois partidos avaliem, juntos a "consist?ncia" das explica?es de Renan. "Se as explica?es n?o forem convincentes, vamos entrar com uma representa??o conjunta. Na hip?tese de os fatos denunciados serem verazes, trata-se do supra-sumo da quebra de decoro", antecipa Agripino, destacando que a raz?o de sua cautela ? evitar precipita?es. "Minha indigna??o ? completa, mas quero agir com seguran?a", insiste o democrata.

Foi Dem?stenes quem procurou Agripino na sexta-feira, pedindo a ele que convocasse uma reuni?o extraordin?ria da executiva nacional do Democratas na ter?a-feira, para decidir sobre a nova representa??o contra o presidente do Senado. "Esse Renan n?o tem limite", afirma Dem?stenes. Ele conta que soube do caso pelo ex-deputado Pedro Abr?o (PTB-GO), que ? dono de um hangar de t?xi a?reo no Aeroporto de Goi?nia. Esc?rcio se defendeu e disse que as acusa?es n?o t?m o menor cabimento.

De acordo com a den?ncia, ? neste hangar que os supostos "arapongas" de Renan planejavam instalar c?meras de v?deo para filmar os embarques e os desembarques dos parlamentares. O objetivo seria tentar flagrar Dem?stenes e Perillo em alguma atividade ilegal, para depois chantage?-los em troca de apoio. Mas Pedro Abr?o n?o s? se recusou a participar do esquema, como procurou Dem?stenes para avis?-lo.

"Esse pessoal est? achando que eu sou bandido, mas eu n?o sou bandido n?o", disse Abr?o a Dem?stenes, segundo relato do pr?prio senador. Abra?o garantiu-lhe ter ouvido de Chiquinho Esc?rcio que a opera??o envolvia outras pessoas e que a id?ia era montar um dossi? contra os dois senadores que estavam "batendo demais em Renan", no Conselho de ?tica.

"O plano s? n?o foi em frente porque o dono do hangar n?o permitiu", insiste Dem?stenes. "Este caso ? pior do que Watergate", protestou o senador, referindo-se ao esc?ndalo que provocou a ren?ncia do presidente norte-americano Richard Nixon, sob a acusa??o de espionar o advers?rio na campanha.

"L? a espionagem foi pol?tica, e esta aqui ? civil e criminal", define Dem?stenes, inconformado com a participa??o de Esc?rcio no epis?dio. "N?o tem cabimento mandar um funcion?rio do seu gabinete, um desqualificado do submundo da pol?tica, cumprir esta miss?o", critica o senador, ao classificar Esc?rcio de "vagabundo e maloqueiro".

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), est? em miss?o oficial no Uruguai, mas j? tomou conhecimento da den?ncia e, assim que chegar de Montevid?u na quarta-feira, tomar? as provid?ncia para que a corregedoria comece a investigar o caso. Ele consultar? a Pol?cia Federal para saber se j? existe alguma investiga??o sobre a suposta opera??o de espionagem e, se houver algo em curso, pedir? que o trabalho seja enviado ? corregedoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES