Demora de envio de documento atrasa parecer contra Renan Calheiros

Demora de envio de documento atrasa parecer contra Renan Calheiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado pe?a-chave para o desfecho do processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de ?tica, o laudo do Instituto Nacional de Criminal?stica, subordinado ? Pol?cia Federal, n?o ficar? pronto na pr?xima ter?a, como previsto.

A expectativa dos relatores do processo no conselho ? de que o parecer seja conclu?do entre quinta e sexta. Os motivos do atraso s?o a demora no envio de documentos e a falta de alguns registros. Os peritos ainda n?o conseguiram dar uma resposta clara ?s duas quest?es centrais da lista de 30 enviada pelos relatores: 1) Renan tinha dinheiro suficiente na conta para arcar com os pagamentos das pens?es no per?odo? 2) H? registros de saques ou movimenta??o banc?ria entre ele e M?nica Veloso?

Esses s?o os "quesitos" n?meros 24 e 25 da lista. Ap?s duas semanas de an?lise, esses dois questionamentos foram apontados como o eixo do futuro parecer. H? dificuldades para chegar a uma resposta conclusiva. Por isso os sucessivos apelos dos peritos para que os relatores conseguissem mais pap?is relacionados ao caso. O ?ltimo calhama?o de documentos, que cont?m c?pias de cheques supostamente pagos ao senador, foi entregue ao conselho na sexta e ainda n?o chegou ?s m?os da PF.

A principal lacuna apontada ? que n?o havia data fixa para o pagamento da pens?o aliment?cia -M?nica Veloso n?o apresentou documentos. Assim, ? dif?cil mapear o suposto caminho dos R$ 12 mil mensais de Renan at? a conta da jornalista.

H? quesitos, por?m, praticamente respondidos, especialmente os que tratam sobre a autenticidade de pap?is como GTAs (Guia de Tr?nsito Animal) e registros de vacina??o. At? agora, n?o foram constatados ind?cios de fraudes nestes documentos.

H? ressalva para responder a quest?o n?mero sete, que indaga se ? poss?vel afirmar que as opera?es de venda de gado descritas nas notas fiscais ocorreram como descritas. A tend?ncia ? que a resposta seja que havia montantes similares na conta banc?ria aos que Renan diz ter obtido com gado, mas n?o se pode assegurar a forma como ocorreram.

Na ?ltima quinta, o conselho atendeu a um pedido dos peritos e despachou of?cios cobrando cerca de 60 documentos referentes aos anos anteriores a 2003, ou seja, ao nascimento da filha de Renan com M?nica. Trata-se de c?pias de registros de vacina??o e inspe??o sanit?ria nas fazendas, al?m de certificado de produtor rural.

O objetivo ? checar se o senador tinha hist?rico de criador de gado.

Os t?cnicos tamb?m consideram que h? falta de registros sobre as empresas compradoras de gado e, por isso, ? complicado atestar se eram de "fachada".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES